sexta-feira, 1 de abril de 2016

O que acontece com o esmalte do dente? DES-RE

Cerca de 95% do esmalte de nossos dentes é mineral, composto por uma molécula denominada HIDROXIAPATITA. Esta molécula quimica é composta por Calcio (Ca), Fosfato (PO4) e Hidroxila (OH), temos então a seguinte molécula: [Ca₁₀(PO4)₆(OH)₂].

Mas o que acontece quando uma colônia bacteriana cariogênica consome a sacarose e produz acido lático, baixando o pH do meio? 
Com o ácido temos a presença de íons de Hidrogênios livres (H). Estes íons se ligam ao íon de Hidroxila (OH) da molécula de Hidroxiapatita. Ao fazer essa ligação química uma molécula de água (H2O) é gerada e os íons de Ca e PO4 são liberados para o meio. Esse é o processo de DESMINERALIZAÇÃO. Esse processo ocorre sempre que nos alimentos, é um processo frequente na nossa boca, mas isso não significa que ja se tenha a cárie dentária instalada.

Isso por que a desmineralização ionica do esmalte é revertida assim que o pH do ambiente bucal voltar a neutralidade. 
Como isso acontece?
Com a ausência de íons de Hidrogênios livres os íons que compõem a Hidroxiapatita  Calcio (Ca), Fosfato (PO4) e Hidroxila (OH) voltam a ser unir quimicamente formando novamente a molécula de Hidroxiapatita saindo do meio bucal e reintegrando o esmalte. É o processo de REMINERALIZAÇÃO.







E

C
 

6 comentários:

  1. Renata , além dos alimentos como doces , balas ,refrigerantes e etc , que contem grande teor de açúcar , alimentos saldáveis como frutas e verduras podem também levar a carie ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Layana, nada é pior do que a sacarose de açucar refinado, mas se não houver higiene correta mesmo o açucar de frutas podem alimentar o biofilme bacteriano e levar a desmineralizaçao do esmalte. Frutas secas como uvas passas tem seu açucar concentrado portanto frutas frescas são melhores.

      Excluir
  2. Prof a carie ela ocorre quando agente ingere a sacarose , essa sacarose vai ser fermentada (as bacteria ingerem e transforma em ácidos) onde ocorre a quebra da hidroxiapatita do esmalte assim iniciando a desmineralização ?

    ResponderExcluir
  3. renata , quais os alimentos que causam mais caries e porque algumas pessoas que tem a dieta rica em açucares não tem carie?

    ResponderExcluir
  4. Renata , existem alimentos que ajudam na prevenção das caries ?

    ResponderExcluir
  5. Renata a molécula de sacarose é considerada polar ou apolar ?

    ResponderExcluir