Bom dia Professora. Esse vídeo explica bem como se detecta a carie de dentina, como a lesão ativa em dentina é diagnosticada por expessão visual e tático é de superfície cavitada ( amolecida, e com cor amarelada) Lesão de dentina inativa é também pelo contato visual e tático e esta localizado na superfície cavitada, é brilhante e dura a sandagem, sempre preparar a superfície dentaria antes de diagnosticar atividade da lesão, facilitando o diagnostico e definira o tratamento correto para cada caso o processo de diagnostico depende de uma boa observação.
Bom dia professora Renata! Super didático o vídeo, explica muito bem os aspectos de cárie de dentina. Na Cavidade ativa: coloração clara, fundo amolecido e nos bordos apresentando mancha branca ativa.E na Cavidade inativa: coloração escurecida, fundo endurecido à sondagem, margens definidas e sem o halo de mancha branca ativa nos bordos da cavidade.
Para o diagnóstico de lesões oclusões proximais é necessária a ajuda do exame radiográfico. Ainda deverá ser realizado, em casos de cavidades, o exame de consistência do tecido, mole ou duro.
Boa noite professora. Um vídeo muito interessante no qual nos mostra a detecção correta para carie de dentina ativa/inativa. Na carie de dentina ativa podemos observar um aspecto mais amolecido, e superfície cavitada. Já na carie de dentina inativa, podemos observar uma superfície cavitada mais dura e brilhante. É de extrema importância preparar a superfície do dente antes de qualquer diagnóstico.
Boa noite professora Renata. Este vídeo nos mostra qual a maneira correta para se diagnosticar uma carie de dentina ativa ou inativa. Assim como diz o vídeo, a carie de dentina ativa é de textura mole e superfície cavitada. Já a carie de dentina inativa é de textura dura, aspecto brilhante e também apresenta superfície cavitada. Ambas devem ser examinadas com precisão antes de serem diagnosticadas. Para melhor visualização de profundidade da carie, recomenda-se um exame radiográfico.
Boa Noite Professora Renata. Muito bom e explicativo o vídeo.É de grande importância observarmos e avaliarmos os diversos aspectos que envolvem o paciente, como alimentação e hábitos de higiene já nas primeiras consultas para evitar que as cáries atinjam a dentina e tomem maiores proporções.
Boa noite professora Renata,através do vídeo exposto de maneira bem sucinta e didática podemos compreender sobre a cárie ativa e inativa em dentina.Para a detecção de uma lesão cariosa dispomos de métodos de inspeção que são a inspeção visual e a tátil,e para isso é necessário deixar a superfície dentária totalmente limpa e fazer isolamento com roletes de algodão. Na lesão ativa em dentina temos a superfície cavitada com dentina amolecida e já na lesão inativa temos a superfície cavitada,brilhante e dura a sondagem. E antes de qualquer diagnóstico é de extrema importância preparar a superfície do dente.
Boa tarde professora, o vídeo retrata bem a diferença dos dois tipos de cárie, tanto a de esmalte quando a de dentina, sendo elas ativas ou inativas. A cárie de dentina ativa é detectada por inspeção visual e exame tátil, possui uma superfície cavitada de consistência amolecida. Já a inativa também é detectada pela inspeção visual e exame tátil, apresenta uma superfície cavitada com aspecto brilhante e superfície dura a sondagem. É importante ressaltar que para realizar a inspeção visual e tátil, deve-se preparar a boca do paciente deixando-a seca e limpa, com auxilio de roletes de algodão e seringa Tríplice, para facilitar o diagnóstico.
Boa noite Renatinha! A cárie de dentina ativa a cor da camada superficial é de pigmentação clara com consistência macia,friavel,massa neurótica,normalmente é sensível ao frio,a doce e ácido,o progresso é rápido,geralmente expõe a polpa,o tipo de dentina sob a camada superficial é sensível,descalcificada.Já a lesão inativa possui pigmentação escura,consistência dura e até mesmo ebúrnea(marfim),seu progresso é lento,intermitente e a dentina subjacente e assintomática,esclerótica e pigmentada. Gabriella Rangel dos Santos 3°período A
Boa noite professora, vídeo bem didático e de simples intendimento. Ele toma como assunto a doença cárie, como devemos diagnosticar e saber se é uma lesão ativa ou inativa. Saber que quando mais precoce for esse diagnóstico mais rápido e mais bem sucedido será o tratamento, E como fazer esse diagnóstico? Os métodos mais utilizados pelos CD no diagnósticos das lesões de cárie são os exames visual e tátil, tanto por sua facilidade, como pela sua falta de familiarização com os métodos alternativos. Em seguida, vem a radiografia interproximal e a separação temporária dos dentes com recursos auxiliares ao diagnóstico de lesões de cárie. Quando está ATIVA: superfície opaca, rugosa e porosa opacidade nas entradas das fissuras coloração castanho calro dente abaixo do plano de oclusão Quando está INATIVA: ausência de opacidade fundo da fissura escurecido dente em oclusão
Ótimo vídeo,breve porém excelente, nos mostra a diferença de cárie de dentina ativa e inativa. A ativa possui superfície cavitada,dentina amarelada e consistência amolecida e sem brilho,e em volta da lesão amarelada tem uma área branca,dentes que não estão em oclusao,presença de outra lesão adjacente,fundo das fissuras,opacidade nas entradas das fissuras,superfície opaca,rugosa e porosa, a inativa possui superfície lisa, coloração esbraquiçada e amarelada e brilhante. 3¤B
Bom dia professora, vídeo bem didático. O video tem como assunto a doença cárie e nos mostra como devemos diagnosticar e saber se é uma lesão cariosa é ativa ou inativa. Os métodos mais utilizados pelos Dentistas no diagnósticos das lesões de cárie são os exames visual e tátil.Uma lesão de cárie ativa apresenta superfície cavitada,dentina amarelada e consistência amolecida e sem brilho,já a lesão de cárie inativa apresenta uma superfície cavitada com aspecto brilhante e superfície dura a sondagem.
Bom dia professora, achei muito legal o video, bem facil de entender! O assunto do video é a lesão de carie, as maneiras de diagnosticar e as lesões ativas e inativas no esmalte e na dentina. Uma lesão de carie ativa da dentina apresenta um tecido amolecido, uma coloração amarela ou castanho claro, aspecto úmido e opacidade no esmalte adjacente. Já nas lesões de cárie inativa da dentina o tecido está endurecido no fundo da lesão, uma coloração marrom escura ou negra, aspecto seco, ausência de opacidade no esmalte adjacente.
Bom dia, Renatinha. Ótimo vídeo, além de resumir perfeitamente a matéria explicada em sala nos demonstra como diagnosticar a cárie através do exame tátil e visual. Na cárie de dentina ativa: (há desmineralização acontecendo) o esmalte vai apresentar mancha branca, rugosa e opaca; já na cárie inativa (não há desmineralização) e o esmalte vai apresentar mancha branca, lisa e brilhante ou pigmentada.
Mancha branca ativa: superfície de esmalte rugosa, opaca. Mancha branca inativa: superfície de esmalte lisa, brilhante. Cavidade ativa: apresenta fundo mole à sondagem; coloração clara e bordas com mancha ativa. Cavidade inativa: apresenta fundo duro á sondagem; coloração escura e não apresenta bordas com mancha branca ativa.
Bom dia Renatinha.. Ótimo vídeo e fácil de entender tudo o que já foi dito em sala, tomando como assunto o diagnostico de cárie de dentina ativa e inativa, e quanto mais precoce for diagnostica melhor sera. O diagnostico deve ser realizado pelas técnicas visual e tátil, deixando os dentes limpos e secos para visualizar os fatores etiológicos devem ser considerados ,para se ter uma certeza após visualizado realiza-se a radiografia interproximal. As características da cárie de dentina ativa e inativa são: Ativa: apresenta tecido mole, superfície rugosa,coloração amarelada ou castanho claro, aspecto úmido, opacidade no esmalte adjacente. Inativa:tecido endurecido no fundo da lesão com aspecto da consistência de couro,coloração escura ou negra, aspecto seco, superfície de esmalte lisa, brilhante, ausência de opacidade no esmalte adjacente. Ionara Gabrielly Lino, 3º período B
Bom dia professora, Vídeo didático e bem explicativo. Diferencia corretamente os tipos de lesões de carie em dentina e ajuda a diagnosticá-las através do método tático e visual. A lesão ativa em dentina apresenta-se de consistência amolecida em superfície cavitada, opaca e a coloração é amarelada ou acastanhada. Já a lesão inativa em dentina apresenta-se brilhante e de consistência firme à sondagem em superfície cavitada de colocação marrom escuro. É importante salientar que a superfície dentária deve estar sempre preparada antes de qualquer diagnóstico de lesão, visando na facilidade do tratamento correto em cada caso.
De maneira bem didática, pode-se compreender através do vídeo como diagnosticar uma lesão cariosa de dentina. É possível detectá-la através de um exame visual e tático. Nas lesões ativas, a superfície é cavitada, dentina de consistência amolecida. Já nas lesões inativas há ausência de opacidade, superfície brilhante e dura. É necessário preparar a superfície dentária antes do diagnóstico da lesão da cárie, visando o tratamento correto e ainda um exame radiográfico seria de grande utilidade para melhor visualização da lesão. Anelize, 3ºA
Boa tarde Renata!! A cárie da dentina ativa é de cor da camada superficial e de pigmentação clara com consistência macia,friavel,massa neurótica,normalmente é sensível ao frio,a doce e ácido,o progresso é rápido,geralmente expõe a polpa,o tipo de dentina sob a camada superficial é sensível,descalcificada.Já a lesão inativa possui pigmentação escura,consistência dura e até mesmo ebúrnea, seu progresso é lento,intermitente e a dentina subjacente e assintomática,esclerótica e pigmentada.
Boa tarde Renata. Cárie ativa: coloração clara, fundo amolecido e nos bordos apresentando mancha branca ativa.
Cárie inativa: coloração escurecida, fundo endurecido à sondagem, margens definidas e sem o halo de mancha branca ativa nos bordos da cavidade. Rayssa Bortoleto. 3º período A.
Boa tarde Renata!! O vídeo nos mostra como devemos diagnosticar os tipos de carie, e para isso alguns métodos são essenciais tais como a inspeção visual e tátil (para investigar a consistência da lesão) e também utilizando boa iluminação e superfície dos dentes secas. A lesão ativa em dentina, por meio do exame tátil, a superfície dentaria se apresenta cavitada e com consistência amolecida. A lesão inativa em dentina também apresenta superfície cavitada, porém, consistência dura (semelhante ao couro) e brilhante. Jeferson Almeida - 3°B
Os métodos mais utilizados pelos cirurgiões dentistas nos diagnósticos das lesões de cárie são os exames visual e tátil, tanto por sua facilidade, como pela sua falta de familiarização com os métodos alternativos. Em seguida, vem a radiografia interproximal e a separação temporária dos dentes com recursos auxiliares ao diagnóstico de lesões de cárie. A carie de dentina ativa é de textura mole e superfície cavitada. Já a carie de dentina inativa é de textura dura, aspecto brilhante e também apresenta superfície cavitada.
Com a inspeção visual e tátil, podemos identificar se a cárie está ativa ou inativa A carie de dentina ativa é de textura amolecia e superfície cavitada. Já a carie de dentina inativa é de textura dura de consistência semelhante à couro, aspecto brilhante e também apresenta superfície cavitada. É aconselhável realizar exames radiográficos para ter uma melhor noção da gravidade da lesão cariosa e se há presença de carie interproximal. Ítalo Gonçalves-3ºB
Boa noite, Renata ! O vídeo demonstra como devemos diagnosticar uma lesão cariosa, através da inspeção visual e tátil, sendo necessário limpar e isolar a superfície, utilizar uma iluminação adequada e secar a superfície dentária. A cárie de dentina ativa possui uma superfície cavitada de consistência amolecida e coloração amarelada ou castanho claro, já a lesão inativa possui um aspecto brilhante, superfície dura a soldagem e coloração marrom escura ou negra. Heloisa Ribeiro- 3A
O vídeo mostra que com o diagnóstico dado pelo tato ou visual podemos diferenciar a cárie ativa e inativa, podendo ser cárie de esmalte ou dentina. Para o método tátil e visual deve ter a cavidade bucal seca e limpa , deve ter boa iluminação, com auxílio de algodão e seringa Tríplice, que vai facilitar o diagnóstico. A cárie de dentina ativa pode ser diagnósticada por tato ou visual, ela tem a superfície cavitada de consistência amolecida. Já a inativa tbm é diagnósticada por tato ou visual, apresenta uma superfície com aspecto brilhante tendo uma superfície dura a sondagem ela é de cor marrom ou negra. Adorei o vídeo, tem uma ótima explicação ... Boa noite Crislaine de Paula 3°B
Boa noite professora! Como exposto em aula e visualizado no vídeo, percebemos que cárie de dentina é de fácil diagnóstico, pois apresenta cavidade no elemento. No entanto, há diferenças entre cárie de dentina ativa e inativa, que são percebidas através de preparos do dente para exame clínico, como secagem. A cárie ativa na dentina, apresenta uma superfície amolecida, já a inativa, apresenta surperficie dura e brilhante. Mayra Martins, 3 periodo B!
No vídeo podemos notar que a carie de dentina possui fácil diagnóstico , sendo este realizado através de uma inspeção tátil e visual . Para que a inspeção seja feita corretamente e para que o diagnóstico seja estabelecido precisamente a estrutura dental deve estar limpa , seca e receber boa iluminação . a carie de dentina se classifica em 2 tipos : ativa e inativa a carie de dentina ativa se caracteriza por cavitações em sua superfície e consistência amolecida e já a inativa se caracteriza também por cavitações porem , com superfície dura de aspecto brilhante de cor amarronzada ou preta. Layana 3º B
Bom dia professora!!! Como visto em sala de aula e no vídeo, a cárie pode ser facilmente diagnosticada em um exame clínico. Primeiro devemos fazer a profilaxia(com jato, bochecho, fio dental); isolamento(algodão); devemos ter uma iluminação adequada; fazer uma secagem prolongada(o dente deve estar muito seco); devemos fazer a associação do método tátil e visual, que seria a sondagem(sentir a consistência da lesão), com o uso de sonda exploradora;fundo de sulco limpo;ambiente seco;e a avaliação da textura da lesão. "Lesão de cárie Aviva" - Se não tem brilho está ativa - superfície opaca, rugosa e porosa; opacidade nas entradas das fissuras;fundo das fissuras castanho claro; dente abaixo do plano de oclusão; presença de outra lesão adjacente. "Lesão de Cárie Inativa" - Tem brilho e é bem lisa -Área de baixo risco; ausência de opacidade na entrada das fissuras; fundo de fissura escurecido; dentes em oclusão; dente adjacente ausente ou hígido. Aline Pelegrini Rosa Beltrame 3ºB
Bom Dia Professora! Cárie ativa: Aspecto em esmalte: mancha branca, rugosa e opaca. Aspecto em dentina: tecido amolecido de cor marrom clara. Cárie inativa: Aspecto em esmalte: mancha branca, lisa e brilhante ou pigmentada. Aspecto em dentina: tecido duro e escurecido. E antes de qualquer diagnóstico é importante preparar a superfície do dente.
Bom dia professora! Na cárie ativa a dentina possuirá uma coloração clara e uma consistência amolecida. A cárie inativa a superfície será brilhante e mais dura, devido a ausência de opacidade, com superfície cavitada. Antes de serem diagnosticadas, ambas devem ser examinadas com precisão . Amanda Duarte Carneiro - 3A
Bom dia professora! Para se obter um bom diagnóstico de lesão cariosa é necessário preparar a superfície dentária, fazer o isolamento dentário relativo e manter a cavidade da superfície seca. Cárie ativa em dentina, superfície cavitada, dentina amoledica, é detectada por lesão visual e exame tativo. Já a cárie inativa em dentina, superfície cavitada, brilhante e dura a sondagem, também é detectada por lesão visual e exame tativo.
Bom dia professora! Para se obter um bom diagnóstico de lesão cariosa é necessário preparar a superfície dentária, fazer o isolamento dentário relativo e manter a cavidade da superfície seca. Cárie ativa em dentina, superfície cavitada, dentina amoledica, é detectada por lesão visual e exame tativo. Já a cárie inativa em dentina, superfície cavitada, brilhante e dura a sondagem, também é detectada por lesão visual e exame tativo.
Bom dia professora !! A Cárie ativa: apresenta-se clinicamente opaca, rugosa, encontrada preferencialmente em locais de maior dificuldade de limpeza, podendo estar associada à gengivite.
Cárie inativa: pode se apresentar pigmentada ou com coloração clara, superfície de esmalte brilhante, lisa ou pigmentada.
O vídeo explica que o diagnóstico da cárie deve ser feito com um exame tático e visual, também é importante ressaltar que uma boa iluminação e com a superfície do dente extremamente seco ajuda o diagnóstico, em casos mais específicos é recomendado uma radiografia para um bom tratamento. Na cárie ativa temos no esmalte um aspecto com mancha branca, rugosa e opaca, já o aspecto em dentina apresenta-se um tecido amolecido com coloração marrom clara. Na cárie inativa o aspecto em esmalte é mancha branca, lisa e brilhante ou pigmentada, no aspecto em dentina temos um tecido duro e escurecido. Júlia Brandão Silva 3º A
Para o correto diagnóstico da cárie , é preciso realizar a limpeza e secagem da cavidade oral .A cárie de dentina ativa tem como característica uma superfície cavitada de textura amolecida e coloração que vaira de amarela a marrom . Já a inativa , pode ser caracterizada como uma superfície cavitada , brilhante dura á sondagem .É importante ressaltar os cuidados que devem ser tomados para um bom diagnóstico ; somente com a limpeza e secagem adequadas torna-se possível o correto diagnóstico e a melhor escolha do tratamento . GABRIELA CARLI - 3º A - Inapós.
Bom dia professora, achei muito bom o video,bem facil de entender! O assunto do video é a lesão de carie, as maneiras de diagnosticar e as lesões ativas e inativas no esmalte e na dentina.Nas lesões ativas, a superfície é cavitada, dentina de consistência amolecida. Já nas lesões inativas há ausência de opacidade, superfície brilhante e dura. É necessário preparar a superfície dentária antes do diagnóstico da lesão da cárie,assim como vimos em sala de aula primeiro devemos fazer a profilaxia,fazer uma secagem sentir a consistência da lesão,fundo de sulco limpo,ambiente seco e avaliar a textura da lesão.
Ótimo vídeo explica resumidamente toda a matéria estudada em sala onde vimos que podemos identificar se a cárie é ativa ou inativa através da inspeção visual e tátil. A cárie ativa é opaca, rugosa e porosa, apresenta área de alto risco, opacidade na entrada das fissuras, o fundo da fissura é acastanhado claro, tem presença de tecido amolecido cor amarelada ou castanho claro, aspecto úmido e opacidade no esmalte adjacente. A inativa é lisa, brilhante e polida, apresenta área de baixo risco, ausência de opacidade na entrada das fissuras, o fundo da fissura é escurecido, tem tecido endurecido no fundo da lesão, cor marrom escura ou negra, aspecto seco, ausência de opacidade no esmalte adjacente. O tratamento é individualizado baseado na avaliação do caso e determinação da atividade da doença.
Ótimo vídeo explica resumidamente toda a matéria estudada em sala onde vimos que podemos identificar se a cárie é ativa ou inativa através da inspeção visual e tátil. A cárie ativa é opaca, rugosa e porosa, apresenta área de alto risco, opacidade na entrada das fissuras, o fundo da fissura é acastanhado claro, tem presença de tecido amolecido cor amarelada ou castanho claro, aspecto úmido e opacidade no esmalte adjacente. A inativa é lisa, brilhante e polida, apresenta área de baixo risco, ausência de opacidade na entrada das fissuras, o fundo da fissura é escurecido, tem tecido endurecido no fundo da lesão, cor marrom escura ou negra, aspecto seco, ausência de opacidade no esmalte adjacente. O tratamento é individualizado baseado na avaliação do caso e determinação da atividade da doença.
Bom dia Renatinha! O vídeo demonstra de forma sintetizada um pouco sobre o conteúdo de diagnóstico de cárie que você nos repassou durante as aulas. Quanto as cáries ativas e inativas: Cárie ativa: tem sua superfície mais opaca, rugosa e porosa. Apresenta uma opacidade nas entradas das fissuras, com coloração castanho claro no fundo das fissuras. O dente fica abaixo do plano de oclusão. Presença de outra leão adjacente. Cárie Inativa: é uma área de baixo risco. Apresenta ausência de opacidade na entrada das fissuras e um fundo da fissura escurecido. O dente esta em oclusão. O dente adjacente ausente ou hígido.
Bom dia professora Renata. Nesse vídeo temos a diferenciação de cárie ativa e inativa, no esmalte e na dentina.Temos por cárie de esmalte ativa, uma lesão esbranquiçada/amarelada, fosca(após secagem por 5 segundos); já a inativa, apresenta-se esbranquiçada/amarelada, brilhante (após secagem por 5 segundos) e com a superfície lisa. E temos também por cárie de dentina ativa uma lesão que apresenta superfície cavitada e dentina amolecida; e cárie de dentina inativa, uma lesão com superfície cavitada, brilhante e dura a sondagem.
Boa tarde professora Renata, o vídeo resumo de forma didática, todo o conteúdo apresentado em sala de aula,sobre as características da cárie de dentina ativa e inativa. A cárie de dentina ativa, apresenta uma textura mais amolecida,sua tonalidade fica entre os tons de amarelo e marrom e seu interior apresenta-se com um grau de umidade. Já a cárie de dentina inativa, apresenta uma textura mais resistente (dura), sua tonalidade é mais clara, com ausência de opacidade.
Boa noite professora! O vídeo é muito interessante e explicativo, resalta as caracteristicas da cárie de dentina ativa e inativa! A cárie de dentina ativa se apresenta amolecida, com sua cor voltada para o amarelo, úmida e com opacidade no esmalte . A inativa tem o tecido endurecido no fundo da lesão, sua coloração é escura , tem aspecto seco e não possui opacidade. Bianca Botazini de Lima - 3°/B
Boa Noite professora! O vídeo descreve e ilustra muito bem a carie de dentina ativa e inativa, que tem por suas características: Carie de dentina Ativa: pode ser diagnosticada por inspeção visual e exame tátil, apresentando superfície cavitada e dentina amolecida de coloração amarelada, onde a dentina já se encontra morta. Carie de dentina Inativa: pode ser diagnosticada por inspeção visual e exame tátil, apresentando superfície cavitada e dentina brilhante e dura, tendo uma consistência semelhante a couro de coloração acastanhada, onde a dentina está viva devido ao prolongamento odontoblástico e por fim possuindo sensibilidade. Jovenielli Silva 3º Periodo B
Boa noite professora Renatinha!!! No vídeo está tudo muito bem explicadinho, e lá mostra que no seu estágio inicial, a lesão de cárie de dentina apresenta-se de mancha branca e pode estar nas formas ativa/aguda ou inativa/crônica. A cárie de dentina ativa se apresenta amolecida, com sua cor voltada para o amarelo e marrom, úmida e com opacidade no seu interior. A inativa tem o tecido endurecido no fundo da lesão, resistente, sua coloração é mais clara enão possui opacidade.
Boa noite Renatinha... A cárie de dentina ativa nota-se que é amolecida, com sua cor voltada para o amarelo, úmida e com opacidade no esmalte . A inativa apresenta tecido endurecido, sua coloração é escura , tem aspecto seco e não possui opacidade quando encontrada... Gabriel Guimarães 3 período Turma A
Boa noite professora, ótimo vídeo breve e didático que resume as diferenças de carie ativa e inativa, como diagnosticar a cárie e preparar a superfície do dente. Na carie ativa, o dente apresenta-se amarelo ou esbranquiçado, fosco após 5 segundos da secagem e com acúmulo de biofilme. Já na cárie inativa, o dente também apresenta-se amarelo ou esbranquiçado, porém com superfície lisa e brilhante após 5 segundos de secagem. Na carie ativa de dentina, a superfície do dente apresenta-se com cavidades, dentina mole e fácil de quebrar. Na carie inativa de dentina, a superfície também está com cavidades, porém brilhante e dura a soldagem. Na preparação, vimos que é muito importante o isolamento, uma boa iluminação e a secagem, que definirá se a carie é inativa ou ativa. Para diagnosticar, temos que observar muito bem a região, (visualização), e também o usar tato, para vermos a textura e consistência com a sonda da OMS, que é a mais recomendada para a situação. Carolina Gomes 3°B
Boa noite Renatinha, O vídeo é de fácil entendimento. Como já foi dito em sala, para se ter um diagnóstico correto de cárie de esmalte e dentina, é preciso realizar um exame visual e tátil, onde verifica-se a densidade da lesão. Necessita-se de uma iluminação adequada e que a superfície dentária esteja limpa e completamente seca. A cárie de esmalte ativa possui coloração esbranquiçada ou amarelada, opaca e de superfície rugosa, já a lesão inativa apresenta-se coloração brilhante e de superfície lisa. A cárie de dentina ativa possui superfície cavitada e dentina amolecida, a inativa tem a superfície cavitada e dentina dura.
Boa noite, Renatinha! Os métodos necessários para diagnóstico de cárie, são:inspeção visual e tátil, de acordo com o vídeo. Cárie ativa em dentina: superfície cavitada e dentina amolecida, que pode ser clinicamente observada. Cárie inativa em dentina:superfície cavitada e brilhante e dura à sondagem. Vale ressaltar que, deve sempre preparar a superfície antes de diagnosticar a lesão e, para ter um exame mais preciso é necessário uma solicitação radiográfica. Isabela Machado - 3ºA
Boa noite Renatinha; O video mostra como devemos diagnosticar a carie, fazendo um exame visual e tatil, onde precisa de uma iluminação adequada , e que a surperficie do dente esteja seca e limpa. Na carie ativa: Aspecto em esmalte -mancha branca, rugosa e opaca.? Aspecto em dentina- Tecido amolecido de cor marrom clara. Na carie inativa: Aspecto em esmalte- Mancha branca, lisa, brilhante ou pigmentada./ Aspecto em dentina- Tecido duro e escurecido.
Boa noite, Renatinha! As principais características de cáries ativas na dentina são: - Presença de tecido amolecido; - Coloração amarelada ou castanho claro; - Aspecto úmido; - Opacidade no esmalte adjacente. E as principais características de cáries inativas na dentina são: - Tecido endurecido no fundo da lesão; - Coloração marrom escura ou negra; - Aspecto seco; - Ausência de opacidade no esmalte adjacente. Daniele Leão - 3ºP A
Boa noite, Renatinha! Como sempre você nos ajudou com um vídeo de fácil entendimento. Como já foi dito em sala, para se ter um diagnóstico correto e preciso de cárie de esmalte ou/e dentina, é preciso realizar um exame visual e tátil, onde se verifica a densidade da lesão. É preciso uma iluminação adequada,além de uma superfície dentária limpa e completamente seca. Quando a lesão já incidiu dentina suas características são importantes para detectar se a cárie ainda está em plena atividade ou não. As principais características para cárie de dentina ATIVA são: Uma superfície cavitada com a dentina amolecida, apresentando coloração amarelada ou marrom claro, úmida e levando à opacidade do esmalte adjacente. Enquanto isso, a lesão INATIVA apresenta características como: A superfície cavitada se apresenta brilhante e dura com o aspecto seco e sem opacidade do esmalte adjacente. Amanda S. Vidal - 3ºA
Bom dia Renatinha. que descreve que na lesão ativa a cor da camada superficial é de pigmentação clara com consistência macia, friável (quebrável), massa necrótica; normalmente é sensível ao frio, a doces e a ácidos; o progresso é rápido, geralmente expõe a polpa; o tipo de dentina sob a camada superficial é sensível, descalcificada. Já a lesão inativa possui pigmentação escura, consistência dura e até mesmo ebúrnea (marfim), seu progresso é lento, intermitente e a dentina subjacente é assintomática, esclerótica e pigmentada.
Frequentemente, a lesão cariosa ativa ao atingir a dentina vem acompanhada de mancha branca ativa nos bordos e rápida progressão. Esta lesão deve receber atenção clínica imediata, de modo que o tecido infectado, mais amolecido, seja removido e a restauração realizada com o objetivo de impedir a progressão da lesão e converter a sua atividade de aguda para lesão menos progressiva (crônica), devendo-se evitar a remoção excessiva do tecido dentinário. Desta forma, o tratamento de uma lesão inativa, consiste no acompanhamento da lesão, ou ainda, na curetagem superficial sem a remoção do tecido escurecido e restauração. Pâmela Barroso 3°B
Bom dia Renata. Esse vídeo explica bem como se localizar a carie de dentina,Na Cavidade ativa: coloração clara, fundo amolecido e nos bordos apresentando mancha branca ativa.E na Cavidade inativa: coloração escurecida, fundo endurecido à sondagem, margens definidas e sem o halo de mancha branca ativa nos bordos da cavidade. As características da cárie de dentina ativa e inativa são: Ativa: apresenta tecido mole, superfície rugosa,coloração amarelada ou castanho claro, aspecto úmido, opacidade no esmalte adjacente. Inativa:tecido endurecido no fundo da lesão com aspecto da consistência de couro,coloração escura ou negra, aspecto seco, superfície de esmalte lisa, brilhante, ausência de opacidade no esmalte adjacente.
Bom dia Renatinha! Respondendo a sua pergunta, a cárie ativa no esmalte tem aspecto de mancha branca, rugosa ou opaca. Na dentina ela tem caracteristica de tecido amolecido de cor marrom clara. Já na cárie inativa o esmalte tem aspecto de mancha branca, lisa e brilhante ou pigmentada. Na dentina tem característica de tecido duro e escurecido. Fernanda Guimarães 3 A
Bom dia Renatinha! Um vídeo interessante que nos mostra de forma bem didática como diagnosticar corretamente uma lesão em dentina ativa ou inativa. Tanto a lesão ativa quanto a lesão inativa em dentina em sao detectadas através de inspeção visual e tátil investigando a textura e a consistência da lesão. A lesão ativa em dentina possui uma superfície cavitada e tem uma resistência amolecida, já a lesão inativa em dentina também possui uma superfície cavitada, apresenta-se brilhante e de dura sondagem. Lembrando que antes de qualquer diagnóstico é de extrema importância preparar a superfície do dente.
Boa tarde Renatinha, De acordo com as aulas dadas e o vídeo, respondo a sua pergunta... Primeiramente os critérios utilizados para a identificação das lesões de cárie inativa e ativa em dentina são os de Miller, que descreve que na lesão ativa a cor da camada superficial é de pigmentação clara com consistência macia, friável (quebrável), massa necrótica; normalmente é sensível ao frio, a doces e a ácidos; o progresso é rápido, geralmente expõe a polpa; o tipo de dentina sob a camada superficial é sensível, descalcificada. Já a lesão inativa possui pigmentação escura, consistência dura, seu progresso é lento, intermitente e a dentina subjacente é assintomática, esclerótica e pigmentada. Frequentemente, a lesão cariosa ativa ao atingir a dentina vem acompanhada de mancha branca ativa nos bordos e rápida progressão. Esta lesão deve receber atenção clínica imediata, de modo que o tecido infectado, mais amolecido, seja removido e a restauração realizada com o objetivo de impedir a progressão da lesão e converter a sua atividade de aguda para lesão menos progressiva (crônica), devendo-se evitar a remoção excessiva do tecido dentinário. Desta forma, o tratamento de uma lesão inativa, consiste no acompanhamento da lesão, ou ainda, na curetagem superficial sem a remoção do tecido escurecido e restauração. Pode ser utilizado para diagnostico e exame tátil e visual. Mariana de Oliveira Gonçalves 3 Período A
Boa Tarde Renatinha, O vídeo é muito explicativo. É muito importante identificar a lesão cariosa, principalmente para escolha de um tratamento eficaz. Para identificar a lesão deve-se usar a inspeção visual e tátil. O exame tátil possibilita investigar a textura e consistência da lesão. A lesão ativa em dentina apresenta superfície cavitada e dentina amolecida . A lesão inativa em dentina apresenta superfície cavitada , brilhante e dura. Para facilitar o diagnostico deve-se preparar a superfície dentária. O diagnóstico depende da observação e treinamento continuo. Bárbara Pedrosa Gondim 3 Periodo A
Boa Tarde Renatinha! Ótimo vídeo, explica muito bem como diagnosticar a cárie ativa e inativa. Para uma boa detecção, sempre temos que preparar a superfície dentaria antes do diagnóstico da lesão de cárie, que pode ser por inspeção visual e tátil. Para um melhor diagnostico o exame radiográfico é aconselhável. A Cárie de dentina ativa, apresenta superfície cavitada amolecida e de coloração amarelada ou marrom clara. Já a Cárie de dentina inativa apresenta uma superfície dura, de aspecto brilhante e de coloração marrom escura.
Boa Tarde Renata! O vídeo mostra que com a inspeção visual e tátil, podemos identificar se a cárie está ativa ou inativa A carie de dentina ativa é de textura amolecia e superfície cavitada. Já a carie de dentina inativa é de textura dura de consistência semelhante à couro, aspecto brilhante e também apresenta superfície cavitada. É aconselhável realizar exames radiográficos para ter uma melhor noção da gravidade da lesão cariosa e se há presença de carie interproximal.
O metodo eh o visual e tatil, deve ter uma iluminação adequada . Lesao ativa: apresenta esbranquiçada, amarelada, fosca, sem brilho apos a secagem associada ao acumulo de biogilme. Lesao inativa: esbranquiçada, amarelada, brilhante, suuperficie lisa. Rafaela Campos 3b
A lesão ativa em dentina apresenta-se de consistência amolecida em superfície cavitada, opaca e a coloração é amarelada ou acastanhada. Já a lesão inativa em dentina apresenta-se brilhante e de consistência mais firme à sondagem em superfície cavitada de colocação marrom escuro.
A cárie de dentina ativa é detectada por inspeção visual e exame tátil, possui uma superfície cavitada de consistência amolecida. Já a inativa também é detectada pela inspeção visual e exame tátil, apresenta uma superfície cavitada com aspecto brilhante e superfície dura a sondagem. É importante realizar a inspeção visual e tátil, deve-se preparar a boca do paciente deixando-a seca e limpa, com auxilio de roletes de algodão e seringa Tríplice, para facilitar o diagnóstico.
Boa Tarde Renatinha, o vídeo resume o que foi explicado na sala de aula. E importante identificar a carie para fazer um tratamento adequado. Para identificar a lesão cariosa precisa fazer inspeção visual e exame tátil. Precisamos aprender a fazer diagnostico preciso para sabermos identificar lesão cariosa Guilherme Corsini ALmeida 3A
Boa tarde Renatinha, como explicado no video, na Cavidade ativa: coloração clara, fundo amolecido e nos bordos apresentando mancha branca ativa.E na Cavidade inativa: coloração escurecida, fundo endurecido à sondagem, margens definidas e sem o halo de mancha branca ativa nos bordos da cavidade. É de extrema importância preparar a superfície do dente antes de qualquer diagnóstico.
Boa tarde Renatinha, como explicado em sala de aula as características da carie ativa e inativa: ocorrem pela descalcificação e sua principal característica é o local sendo normalmente lugares onde ocorre acúmulo de placa como a parte cervical e a interproximal. A descalcificação é dividida em 2 tipos. ativa: superfície cavitada e dentina amolecida inativa: superficie cavitada, brilhante e dura na sondagem. Verônica 3 Periodo B
Como mencionado em aula e no vídeo, definir os diagnósticos da atividade das lesões de cárie é o que determina qual conduta clínica deve ser tomada. Para identificar a lesão cariosa, é realizado a inspeção tátil e visual. As principais características da lesão ativa em dentina são: superfície cavitada, presença de tecido amolecido, coloração amarelada ou castanho claro, aspecto úmido, etc. E as características principais da lesão inativa em dentina são: tecido endurecido no fundo da lesão com consistência de couro, coloração marrom escura ou negra, aspecto seco, entre outros aspectos. Maria Cecília Junqueira, 3º período B.
Boa tarde Renatinha! Como abordado em suas aulas e no vídeo acima, os métodos para diagnóstico de cárie são inspeção visual e tátil. A cárie de dentina ocorre após a lesão ultrapassar o esmalte, e dessa forma avança mais rapidamente na dentina e passa a causar dor; Apresentando-se de duas formas: - Cárie de dentina ativa: onde há presença de tecido amolecido, coloração amarelada ou castanho claro, opacidade do esmalte adjacente e aspecto úmido. - Cárie de dentina inativa: Apresenta colocação marrom escura ou negra, aspecto seco, ausência de opacidade no esmalte adjacente e tecido endurecido no fundo da lesão.
Boa tarde Renatinha! Como abordado em suas aulas e no vídeo acima, os métodos para diagnóstico de cárie são inspeção visual e tátil. A cárie de dentina ocorre após a lesão ultrapassar o esmalte, e dessa forma avança mais rapidamente na dentina e passa a causar dor; Apresentando-se de duas formas: - Cárie de dentina ativa: onde há presença de tecido amolecido, coloração amarelada ou castanho claro, opacidade do esmalte adjacente e aspecto úmido. - Cárie de dentina inativa: Apresenta colocação marrom escura ou negra, aspecto seco, ausência de opacidade no esmalte adjacente e tecido endurecido no fundo da lesão. Isabella Sales 3ºB
Katherin Crispim 3ºA Boa tarde, Renata! É necessário o conhecimento dos tipos da Cárie dos métodos para diagnóstico de cárie. Seus métodos são inspeção visual e tátil. A cárie de dentina ocorre após a lesão ultrapassar o esmalte, e dessa forma avança mais rapidamente na dentina e passa a causar dor.Seus tipos são:Cárie de dentina ativa: onde há presença de tecido amolecido, coloração amarelada ou castanho claro, opacidade do esmalte adjacente e aspecto úmido.Cárie de dentina inativa: Apresenta colocação marrom escura ou negra, aspecto seco, ausência de opacidade no esmalte adjacente e tecido endurecido no fundo da lesão. É indispensável o conhecimento das características da Cárie e a diferenciação dos dois tipos, para o diagnóstico clínico.
Boa tarde O vídeo explica como diagnosticar lesões cariosas ,preparando a cavidade oral de maneira correta para inspeção visual e tátil. A lesão ativa em dentina é detectável na inspeção visual e tátil , apresenta uma superfície cavitada e de consistência amolecida. A lesão inativa é detectada na inspeção visual e tátil , apresenta um aspecto brilhante , escurecido e uma superfície dura. Sabrina Oliveira 3ºB
Vídeo muito bom, a cárie inativa é caracterizada por uma cárie controlada, que não está ativa em seu metabolismo! Quando a cárie atinge a dentina ela não ocasiona uma inflamação como na polpa (porque na dentina não existem vasos sanguíneos, a não ser que atinja os prolongamentos odontoblastiscos e seus corpos) Quando a cárie assume a dentina ela torna o esmalte friável já que o suporte é a própria dentina. Na dentina os minerais assumem conformação de túbulos, dentro desses túbulos existem os odontoblastos o que torna a polpa e a dentina partes em contato intimo. Na dentina a cárie ativa e a inativa assumem colorações diferentes, a mancha amarela de superfície endurecida caracteriza uma cárie inativa, essa mancha normalmente tem aspecto seco, negro e de couro, já a mancha de carie ativa possui superfície amarela amolecida, apresentando aspecto gelatinoso e cavitoso.
A cárie dentária é uma doença multifatorial que se desenvolve a partir de um processo dinâmico e lento, sendo produto direto da variação contínua do pH, que por sua vez desencadeia o mecanismo de desmineralização e remineralização da estrutura dentária de forma desiquilibrada. Os critérios utilizados para a identificação das lesões de cárie inativa e ativa em dentina são os de Miller, que descreve que na lesão ativa a cor da camada superficial é de pigmentação clara com consistência macia, friável (quebrável), massa necrótica; normalmente é sensível ao frio, a doces e a ácidos; o progresso é rápido, geralmente expõe a polpa; o tipo de dentina sob a camada superficial é sensível, descalcificada. Já a lesão inativa possui pigmentação escura, consistência dura e até mesmo ebúrnea (marfim), seu progresso é lento, intermitente e a dentina subjacente é assintomática, esclerótica e pigmentada.
Boa tarde professora Renata, o assunto abordado nas suas aulas e no vídeo acima são as principais características de cáries ativas e inativa na dentina. Cárie ativa: - Presença de tecido amolecido; - Coloração amarelada ou castanho claro; - Aspecto úmido; - Opacidade no esmalte adjacente. E as principais características de cáries inativas na dentina são: - Tecido endurecido no fundo da lesão; - Coloração marrom escura ou negra; - Aspecto seco; - Ausência de opacidade no esmalte adjacente. Déborah E. Rezende Gontijo 3º B
Boa tarde Renatinha, excelente vídeo o qual nos transmite as características de cárie ativa e inativa em dentina, como dito em aula! Quando apresenta-se uma lesão cariosa é realizado a inspeção tátil e visual como métodos de diagnósticos. - Cárie ativa (descontrolada), apresenta: Coloração amarelada ou castanho claro, opacidade do esmalte adjacente, presença de tecido amolecido e aspecto úmido. - Cárie de dentina inativa (controlada), apresenta: Colocação marrom escura ou negra, aspecto seco, ausência de opacidade no esmalte adjacente e tecido endurecido no fundo da lesão.
Boa noite professora, este vídeo aborda a lesão de cárie em dentina. A lesão ativa apresenta tecido mole, opaca e coloração amarelada ou acastanhada, sendo sensível ao frio, doce e ácido ( tem um progresso rápido). A lesão inativa apresenta superfície dura, brilhante e tem um progresso lento Amanda Cristina Marques 3°B
Boa noite Renatinha,o vídeo relata dos assuntos abordados em sala sobre cárie ativa e inativa de dentina. -A cárie ativa (aguda): possui uma coloração amarelada e consistência amolecida,presença de bactérias proteolíticas, não é encontrada em cáries inativas e é morta sem sensibilidade; -A cárie inativa (crônica):consistência semelhante a couro com coloração acastanhada ,presença de bactérias acidogenicas e é viva e sensível (possui odontoblastos e é sucetível a dor).
Boa noite professora , ótimo vídeo .Como vimos em sala de aula é importante ressaltar que a superfície dentária deve estar sempre preparada (realizando a profilaxia ) antes de qualquer diagnóstico de lesão, para um melhor tratamento. É possível detectar a lesão de cárie através de um exame visual e tátil. Quando está ATIVA: superfície opaca, rugosa e porosa,opacidade nas entradas das fissuras ,coloração castanho claro dente abaixo do plano de oclusão presença de outra lesão adjacente. Quando está INATIVA: ausência de opacidade,tem brilho e lisa, fundo da fissura escurecido ,dente em oclusão , dente adjacente ausente ou hígido. Geovana Bolina dos Santos 3B
Boa noite professora Renata, vídeo bastante explicativo e demostra muito bem o que vimos em sala, como podemos ver, para que tenhamos um bom diagnóstico de carie de dentina usamos dois métodos que são eles: visual e tátil, além disso é importante ressaltar que devemos deixar a superfície do dente limpa e seca para um diagnóstico preciso, a partir daí podemos comprovar se é uma lesão ativa ou inativa. A lesão ativa vai apresentar aspectos esbranquiçadas ou amareladas, fosca e sem brilho após secagem e está associada ao acumulo de biofilme, apresenta também superfície cavitada e de consistência amolecida. Já a lesão inativa apresenta aspectos esbranquiçadas ou amarelada, brilhante e superfície lisa, também apresenta superfície cavitada porem aspecto duro a sondagem. Por isso é importante o preparar a superfície do dente e saber diagnostica a partir dos aspectos que cada lesão apresenta assim terá grande sucesso no tratamento.
Em seu estágio inicial, a lesão de cárie denomina-se de mancha branca e pode apresentar-se nas formas ativa/aguda ou intativa/crônica. Quando em atividade também conhecida como lesão cariosa incipiente, que assume forma branca opaca e rugosa. Neste estágio, a doença possui natureza reversível, sendo fundamental um diagnóstico precoce e preciso. Deste modo, com a melhora da higiene bucal, alteração da dieta e/ou terapêutica com flúor pode se tornar inativa ou crônica caracterizando-se por uma superfície de esmalte brilhante lisa ou polida.
Os critérios utilizados para a identificação das lesões de cárie inativa e ativa em dentina são os de Miller (1959), que descreve que na lesão ativa a cor da camada superficial é de pigmentação clara com consistência macia, friável (quebrável), massa necrótica; normalmente é sensível ao frio, a doces e a ácidos; o progresso é rápido, geralmente expõe a polpa; o tipo de dentina sob a camada superficial é sensível, descalcificada. Já a lesão inativa possui pigmentação escura, consistência dura e até mesmo ebúrnea (marfim), seu progresso é lento, intermitente e a dentina subjacente é assintomática, esclerótica e pigmentada. Giovanna Julia 3° A
Boa noite Renatinha, vídeo muito didatico no qual apresnta a forma de detecção correta para carie de dentina ativa/inativa.A carie de dentina ativa tem um aspecto mais mole, e superfície cavitada. Já na carie de dentina inativa, tem se uma superfície cavitada mais dura e brilhante. É valido lembrar qe se deve preparar a superfície do dente antes de qualquer tratamento. Carolaine de Andrade
O vídeo mostra qual o jeito certo para se diagnosticar uma carie de dentina ativa ou inativa. A carie de dentina ativa é de textura mole e superfície cavitada. Já a carie de dentina inativa é de textura dura, aspecto brilhante e também apresenta superfície cavitada. Ambas devem ser examinadas com precisão antes de serem diagnosticadas. Para ver melhor a profundidade da carie, recomenda-se um exame radiográfico. Bruno Zacaroni 3°B
Ótimo vídeo, ele exibe a maneira correta de diagnosticar uma cárie de dentina. Na cárie de dentina ativa: coloração clara, fundo amolecido e nos bordos apresentando mancha branca ativa.Na cárie de dentina inativa: coloração escurecida, fundo endurecido à sondagem, margens definidas e sem o halo de mancha branca ativa nos bordos da cavidade. É de extrema importância preparar a superfície do dente antes de qualquer diagnóstico. Stephanie Gonçalves,3°A
A lesão ativa em dentina : é detectável por meio de inspeção visual e do exame tático. Possui a superfície cavitada e dentina amolecida. Lesão inativa em dentina : Também é detectável por meio de inspeção visual. Possui a cavidade brilhante e dura á soldagem. Portanto é sempre bom preparar a superfície dentária antes de diagnosticar a atividade da lesão cariosa, pois, facilita o processo e define o tratamento correto para cada tipo de caso. O processo de diagnostico depende da observação e do treinamento contínuos. Boa noite!!!! Bárbara Kappel 3ºB
Boa noite Renatinha ,muito didático o vídeo explicando perfeitamente um diagnóstico preciso de cárie de dentina ativo/inativo No qual Aspecto em dentina ativa: tecido amolecido de cor marrom clara. Aspecto em dentina inativa : tecido duro e escurecido .
O vídeo É bastante didático e explicativo.Para se ter um diagnóstico preciso são usados dois métodos: visual e tátil. A lesão ativa vai apresentar aspectos: esbranquiçados/amarelados, sem brilho após secagem e está associada ao acumulo de biofilme, apresenta também superfície cavitada e mima superfície amolecida. A lesão inativa também apresenta aspectos esbranquiçados ou amarelados, mas por outro lado se tem um brilho e uma superfície lisa e também cavitada, porém com consistência dura.
Boa noite Professora Renata, o video e muito Didatico e as principais caracteristicas da carie de dentina ATIVA SAO: o tecido tem aspecto amolecido, a coloraca amarelada e castanha de aspecto umido e o esmalte adjacente e opaco. Ja na carie de dentina INATIVA as caracteristicas sao: tecido endurecido, coloracao de marrom escura a negra, aspecto seco e ausencia de opacidade no esmalte adjacente.
Boa noite Professora Renata, o video e muito Didatico e as principais caracteristicas da carie de dentina ATIVA SAO: o tecido tem aspecto amolecido, a coloraca amarelada e castanha de aspecto umido e o esmalte adjacente e opaco. Ja na carie de dentina INATIVA as caracteristicas sao: tecido endurecido, coloracao de marrom escura a negra, aspecto seco e ausencia de opacidade no esmalte adjacente.
Boa noite professora! A cárie ativa apresenta-se clinicamente opaca, rugosa, encontrada preferencialmente em locais de maior dificuldade de limpeza, podendo estar associada à gengivite.Coloração clara, fundo amolecido e nos bordos apresentando mancha branca ativa. Já a cárie inativa pode se apresentar com superfície de esmalte brilhante, lisa ou polida. Coloração escurecida, fundo endurecido à sondagem, margens definidas e sem o halo de mancha branca ativa nos bordos da cavidade. Bruna Geovana Marins 3°B
Para ter uma bom exame clinico antes dos diagnostico tem q prepara o local da lesão para identificas se contem caria avita ou carie de dentina inativa. A carie ativa apresenta coloração amarelada ou castanho claro, presença de tecidos amolecidos com aspecto úmido. A carie de dentina inativa apresenta coloração marrom escura ou negra, aspecto seco e tecido endurecido no fundo da lesão.
Oie Renatinha.. A cárie dentária é uma doença crônica e infecciosa que provoca a destruição dos tecidos dentários, podendo ser diagnosticada clinicamente em seus estágios iniciais (lesões em esmalte) ou estágios mais tardios (cavitação em dentina e/ou necrose da polpa dentária, órgão onde se localizam terminações nervosas e capilares sanguíneos). Além da detecção da doença, é de extrema importância avaliar a atividade dela: ativa ou inativa. A doença ativa significa que o indivíduo está experimentando um momento ativo da doença, enquanto as lesões inativas apontam para a ocorrência de um episódio da doença. Vale ressaltar que, para a realização do diagnóstico das lesões de cárie, é imprescindível que o dente esteja limpo, seco e bem iluminado.
Boa noite professora! A lesão da cárie de dentina ativa apresenta superfície cavitada de consistência amolecida, enquanto a lesão da cárie de dentina inativa apresenta superfície cavitada com aspecto brilhante e duro à sondagem. Por isso é importante preparar a superfície do dente antes de diagnosticar o tipo de lesão da cárie. Beijos!
Boa noite, professora! O vídeo trata sobre os dois tipos de cárie e qual é o melhor método para diagnosticá-los. Os dois tipos são: a de esmalte e a de dentina, sendo elas ativas ou inativas. A cárie ativa significa que o indivíduo está experimentando um momento ativo da doença, enquanto as lesões inativas demonstram a ocorrência de um episódio de tal patologia. A cárie é uma doença crônica e infecciosa que atinge os tecidos dentários. Deve ser tratada no intuito de se obter a sua completa eliminação, o que acaba por ajudar na prevenção de novos casos da doença.
Boa noite Renatinha!! A cárie ativa é opaca, rugosa e porosa, apresenta área de alto risco, opacidade na entrada das fissuras, o fundo da fissura é acastanhado claro, tem presença de tecido amolecido cor amarelada ou castanho claro, aspecto úmido e opacidade no esmalte adjacente. A inativa é lisa, brilhante e polida, apresenta área de baixo risco, ausência de opacidade na entrada das fissuras, o fundo da fissura é escurecido, tem tecido endurecido no fundo da lesão, cor marrom escura ou negra, aspecto seco, ausência de opacidade no esmalte adjacente. É necessário preparar a superfície dentária antes do diagnóstico da lesão da cárie,assim como vimos em sala de aula primeiro devemos fazer a profilaxia,fazer uma secagem sentir a consistência da lesão,fundo de sulco limpo,ambiente seco e avaliar a textura da lesão.
Rodrigo Souza Lara 3 periodo Turma A Boa noite Renatinha ,podemos concluir nesse video que a cárie dentária é uma doença crônica e infecciosa que provoca a destruição dos tecidos dentários e Para obter um diagnóstico preciso são usados dois métodos,Visual e Tatil. A lesão ativa pode apresentar aspectos esbranquiçados ou amarelados, sem brilho após secagem e está associada ao acumulo de biofilme, apresenta também superfície cavitada e na superfície amolecida. e na lesão inativa a coloração tem um aspecto mais escurecido, margens definidas e sem marcas de mancha branca ativa nos bordos da cavidade. E vale ressaltar que é importante preparar a superfície do dente antes de qualquer diagnóstico
Boa noite Renatinha. Muito bacana o vídeo, nos relata assunto sobre a doença cárie, maneiras de diagnosticar e ver se é uma lesão ativa ou inativa. As maneiras utilizavas para o diagnóstico da lesão cárie são os exames visual e tátil. A lesão ativa vai ter um aspecto amolecido e apresenta uma coloração mais clara ou amarelada. A lesão inativa vai ter uma coloração marrom escuro, é mais endurecido e brilhante.
Boa noite Professora, o vídeo define de maneira rápida o aspecto em que se apresenta as cáries ativas e inativas quando em esmalte e em dentina. A cárie ativa de dentina apresenta uma superfície cavitária e de dentina amolecida. A Cárie inativa de dentina apresenta uma cavidade brilhante e dura, perceptível ao realizar a sondagem. Os exames podem ser realizados clínicamente, por meio visual e tátil. Eduardo Rodrigues Peduto 3° B
Boa noite Professora, o vídeo define de maneira rápida o aspecto em que se apresenta as cáries ativas e inativas quando em esmalte e em dentina. A cárie ativa de dentina apresenta uma superfície cavitária e de dentina amolecida. A Cárie inativa de dentina apresenta uma cavidade brilhante e dura, perceptível ao realizar a sondagem. Os exames podem ser realizados clínicamente, por meio visual e tátil. Eduardo Rodrigues Peduto 3° B
Bom dia! Vídeo bem didático e explicativo. Diferencia corretamente os tipos de lesões de carie em dentina e ajuda a diagnosticá-las através do método tático e visual. A lesão ativa em dentina apresenta-se de consistência amolecida em superfície cavitada, opaca e a coloração é amarelada ou acastanhada. Já a lesão inativa em dentina apresenta-se brilhante e de consistência firme à sondagem em superfície cavitada de colocação marrom escuro. É importante salientar que a superfície dentária deve estar sempre preparada antes de qualquer diagnóstico de lesão, visando na facilidade do tratamento correto em cada caso. Ana Caroline Gabina 3ºA
Cárie ativa: Aspecto em esmalte: mancha branca, rugosa e opaca. Aspecto em dentina: tecido amolecido de cor marrom clara. Cárie inativa: Aspecto em esmalte: mancha branca, lisa e brilhante ou pigmentada. Aspecto em dentina: tecido duro e escurecido. E antes de qualquer diagnóstico é importante preparar a superfície do dente.
Cárie ativa: Aspecto em esmalte: mancha branca, rugosa e opaca. Aspecto em dentina: tecido amolecido de cor marrom clara. Cárie inativa: Aspecto em esmalte: mancha branca, lisa e brilhante ou pigmentada. Aspecto em dentina: tecido duro e escurecido. E antes de qualquer diagnóstico é importante preparar a superfície do dente.
A carie de dentina ativa tem um aspecto mais amolecido, e superfície cavitada. Já na carie de dentina inativa, podemos observar uma superfície mais dura e brilhante.
A carie de dentina ativa tem um aspecto mais amolecido, e superfície cavitada. Já na carie de dentina inativa, podemos observar uma superfície mais dura e brilhante.
Didático o vídeo explicando perfeitamente um diagnóstico preciso de cárie de dentina ativo/inativo - Cárie de dentina ativa: onde há presença de tecido amolecido, coloração amarelada ou castanho claro, opacidade do esmalte adjacente e aspecto úmido. - Cárie de dentina inativa: Apresenta colocação marrom escura ou negra, aspecto seco, ausência de opacidade no esmalte adjacente e tecido endurecido no fundo da lesão.
Bom dia Professora. Esse vídeo explica bem como se detecta a carie de dentina, como a lesão ativa em dentina é diagnosticada por expessão visual e tático é de superfície cavitada ( amolecida, e com cor amarelada)
ResponderExcluirLesão de dentina inativa é também pelo contato visual e tático e esta localizado na superfície cavitada, é brilhante e dura a sandagem, sempre preparar a superfície dentaria antes de diagnosticar atividade da lesão, facilitando o diagnostico e definira o tratamento correto para cada caso o processo de diagnostico depende de uma boa observação.
Giovana Souza 3°A
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom dia professora Renata! Super didático o vídeo, explica muito bem os aspectos de cárie de dentina. Na Cavidade ativa: coloração clara, fundo amolecido e nos bordos apresentando mancha branca ativa.E na Cavidade inativa: coloração escurecida, fundo endurecido à sondagem, margens definidas e sem o halo de mancha branca ativa nos bordos da cavidade.
ResponderExcluirPara o diagnóstico de lesões oclusões proximais é necessária a ajuda do exame radiográfico. Ainda deverá ser realizado, em casos de cavidades, o exame de consistência do tecido, mole ou duro.
Marcela 3°A
Boa noite professora. Um vídeo muito interessante no qual nos mostra a detecção correta para carie de dentina ativa/inativa. Na carie de dentina ativa podemos observar um aspecto mais amolecido, e superfície cavitada. Já na carie de dentina inativa, podemos observar uma superfície cavitada mais dura e brilhante. É de extrema importância preparar a superfície do dente antes de qualquer diagnóstico.
ResponderExcluirThiago Faggiani 3°A
Boa noite professora Renata. Este vídeo nos mostra qual a maneira correta para se diagnosticar uma carie de dentina ativa ou inativa. Assim como diz o vídeo, a carie de dentina ativa é de textura mole e superfície cavitada. Já a carie de dentina inativa é de textura dura, aspecto brilhante e também apresenta superfície cavitada. Ambas devem ser examinadas com precisão antes de serem diagnosticadas. Para melhor visualização de profundidade da carie, recomenda-se um exame radiográfico.
ResponderExcluirHamanda Andrade 3ºA
Boa Noite Professora Renata. Muito bom e explicativo o vídeo.É de grande importância observarmos e avaliarmos os diversos aspectos que envolvem o paciente, como alimentação e hábitos de higiene já nas primeiras consultas para evitar que as cáries atinjam a dentina e tomem maiores proporções.
ResponderExcluirBoa noite professora Renata,através do vídeo exposto de maneira bem sucinta e didática podemos compreender sobre a cárie ativa e inativa em dentina.Para a detecção de uma lesão cariosa dispomos de métodos de inspeção que são a inspeção visual e a tátil,e para isso é necessário deixar a superfície dentária totalmente limpa e fazer isolamento com roletes de algodão. Na lesão ativa em dentina temos a superfície cavitada com dentina amolecida e já na lesão inativa temos a superfície cavitada,brilhante e dura a sondagem. E antes de qualquer diagnóstico é de extrema importância preparar a superfície do dente.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde professora, o vídeo retrata bem a diferença dos dois tipos de cárie, tanto a de esmalte quando a de dentina, sendo elas ativas ou inativas. A cárie de dentina ativa é detectada por inspeção visual e exame tátil, possui uma superfície cavitada de consistência amolecida. Já a inativa também é detectada pela inspeção visual e exame tátil, apresenta uma superfície cavitada com aspecto brilhante e superfície dura a sondagem.
ResponderExcluirÉ importante ressaltar que para realizar a inspeção visual e tátil, deve-se preparar a boca do paciente deixando-a seca e limpa, com auxilio de roletes de algodão e seringa Tríplice, para facilitar o diagnóstico.
Pâmela Souza - 3°A
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa noite Renatinha!
ResponderExcluirA cárie de dentina ativa a cor da camada superficial é de pigmentação clara com consistência macia,friavel,massa neurótica,normalmente é sensível ao frio,a doce e ácido,o progresso é rápido,geralmente expõe a polpa,o tipo de dentina sob a camada superficial é sensível,descalcificada.Já a lesão inativa possui pigmentação escura,consistência dura e até mesmo ebúrnea(marfim),seu progresso é lento,intermitente e a dentina subjacente e assintomática,esclerótica e pigmentada.
Gabriella Rangel dos Santos 3°período A
Gabriella Rezende - 3°B
ResponderExcluirBoa noite professora, vídeo bem didático e de simples intendimento.
Ele toma como assunto a doença cárie, como devemos diagnosticar e saber se é uma lesão ativa ou inativa. Saber que quando mais precoce for esse diagnóstico mais rápido e mais bem sucedido será o tratamento,
E como fazer esse diagnóstico? Os métodos mais utilizados pelos CD no diagnósticos das lesões de cárie são os exames visual e tátil, tanto por sua facilidade, como pela sua falta de familiarização com os métodos alternativos. Em seguida, vem a radiografia interproximal e a separação temporária dos dentes com recursos auxiliares ao diagnóstico de lesões de cárie.
Quando está ATIVA: superfície opaca, rugosa e porosa
opacidade nas entradas das fissuras
coloração castanho calro
dente abaixo do plano de oclusão
Quando está INATIVA: ausência de opacidade
fundo da fissura escurecido
dente em oclusão
Ótimo vídeo,breve porém excelente, nos mostra a diferença de cárie de dentina ativa e inativa. A ativa possui superfície cavitada,dentina amarelada e consistência amolecida e sem brilho,e em volta da lesão amarelada tem uma área branca,dentes que não estão em oclusao,presença de outra lesão adjacente,fundo das fissuras,opacidade nas entradas das fissuras,superfície opaca,rugosa e porosa, a inativa possui superfície lisa, coloração esbraquiçada e amarelada e brilhante. 3¤B
ResponderExcluirBom dia professora, vídeo bem didático.
ResponderExcluirO video tem como assunto a doença cárie e nos mostra como devemos diagnosticar e saber se é uma lesão cariosa é ativa ou inativa.
Os métodos mais utilizados pelos Dentistas no diagnósticos das lesões de cárie são os exames visual e tátil.Uma lesão de cárie ativa apresenta superfície cavitada,dentina amarelada e consistência amolecida e sem brilho,já a lesão de cárie inativa apresenta uma superfície cavitada com aspecto brilhante e superfície dura a sondagem.
Bom dia professora, achei muito legal o video, bem facil de entender!
ResponderExcluirO assunto do video é a lesão de carie, as maneiras de diagnosticar e as lesões ativas e inativas no esmalte e na dentina.
Uma lesão de carie ativa da dentina apresenta um tecido amolecido, uma coloração amarela ou castanho claro, aspecto úmido e opacidade no esmalte adjacente. Já nas lesões de cárie inativa da dentina o tecido está endurecido no fundo da lesão, uma coloração marrom escura ou negra, aspecto seco, ausência de opacidade no esmalte adjacente.
Ana Luiza Gambi
Terceiro período B
Bom dia, Renatinha. Ótimo vídeo, além de resumir perfeitamente a matéria explicada em sala nos demonstra como diagnosticar a cárie através do exame tátil e visual.
ResponderExcluirNa cárie de dentina ativa: (há desmineralização acontecendo) o esmalte vai apresentar mancha branca, rugosa e opaca; já na cárie inativa (não há desmineralização) e o esmalte vai apresentar mancha branca, lisa e brilhante ou pigmentada.
Matheus F. Castro 3ºA
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMancha branca ativa: superfície de esmalte rugosa, opaca.
ResponderExcluirMancha branca inativa: superfície de esmalte lisa, brilhante.
Cavidade ativa: apresenta fundo mole à sondagem; coloração clara e bordas com mancha ativa.
Cavidade inativa: apresenta fundo duro á sondagem; coloração escura e não apresenta bordas com mancha branca ativa.
fernanda santos 3ºB
Bom dia Renatinha..
ResponderExcluirÓtimo vídeo e fácil de entender tudo o que já foi dito em sala, tomando como assunto o diagnostico de cárie de dentina ativa e inativa, e quanto mais precoce for diagnostica melhor sera.
O diagnostico deve ser realizado pelas técnicas visual e tátil, deixando os dentes limpos e secos para visualizar os fatores etiológicos devem ser considerados ,para se ter uma certeza após visualizado realiza-se a radiografia interproximal.
As características da cárie de dentina ativa e inativa são:
Ativa: apresenta tecido mole, superfície rugosa,coloração amarelada ou castanho claro, aspecto úmido, opacidade no esmalte adjacente.
Inativa:tecido endurecido no fundo da lesão com aspecto da consistência de couro,coloração escura ou negra, aspecto seco, superfície de esmalte lisa, brilhante, ausência de opacidade no esmalte adjacente.
Ionara Gabrielly Lino, 3º período B
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom dia professora,
ResponderExcluirVídeo didático e bem explicativo. Diferencia corretamente os tipos de lesões de carie em dentina e ajuda a diagnosticá-las através do método tático e visual.
A lesão ativa em dentina apresenta-se de consistência amolecida em superfície cavitada, opaca e a coloração é amarelada ou acastanhada. Já a lesão inativa em dentina apresenta-se brilhante e de consistência firme à sondagem em superfície cavitada de colocação marrom escuro.
É importante salientar que a superfície dentária deve estar sempre preparada antes de qualquer diagnóstico de lesão, visando na facilidade do tratamento correto em cada caso.
Luiza Nunes Siqueira, 3° período B
De maneira bem didática, pode-se compreender através do vídeo como diagnosticar uma lesão cariosa de dentina. É possível detectá-la através de um exame visual e tático. Nas lesões ativas, a superfície é cavitada, dentina de consistência amolecida.
ResponderExcluirJá nas lesões inativas há ausência de opacidade, superfície brilhante e dura.
É necessário preparar a superfície dentária antes do diagnóstico da lesão da cárie, visando o tratamento correto e ainda um exame radiográfico seria de grande utilidade para melhor visualização da lesão.
Anelize, 3ºA
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde Renata!!
ResponderExcluirA cárie da dentina ativa é de cor da camada superficial e de pigmentação clara com consistência macia,friavel,massa neurótica,normalmente é sensível ao frio,a doce e ácido,o progresso é rápido,geralmente expõe a polpa,o tipo de dentina sob a camada superficial é sensível,descalcificada.Já a lesão inativa possui pigmentação escura,consistência dura e até mesmo ebúrnea, seu progresso é lento,intermitente e a dentina subjacente e assintomática,esclerótica e pigmentada.
Sarah Amaral 3 A
Boa tarde Renata.
ResponderExcluirCárie ativa: coloração clara, fundo amolecido e nos bordos apresentando mancha branca ativa.
Cárie inativa: coloração escurecida, fundo endurecido à sondagem, margens definidas e sem o halo de mancha branca ativa nos bordos da cavidade.
Rayssa Bortoleto. 3º período A.
Boa tarde Renata!! O vídeo nos mostra como devemos diagnosticar os tipos de carie, e para isso alguns métodos são essenciais tais como a inspeção visual e tátil (para investigar a consistência da lesão) e também utilizando boa iluminação e superfície dos dentes secas. A lesão ativa em dentina, por meio do exame tátil, a superfície dentaria se apresenta cavitada e com consistência amolecida. A lesão inativa em dentina também apresenta superfície cavitada, porém, consistência dura (semelhante ao couro) e brilhante.
ResponderExcluirJeferson Almeida - 3°B
Os métodos mais utilizados pelos cirurgiões dentistas nos diagnósticos das lesões de cárie são os exames visual e tátil, tanto por sua facilidade, como pela sua falta de familiarização com os métodos alternativos. Em seguida, vem a radiografia interproximal e a separação temporária dos dentes com recursos auxiliares ao diagnóstico de lesões de cárie. A carie de dentina ativa é de textura mole e superfície cavitada. Já a carie de dentina inativa é de textura dura, aspecto brilhante e também apresenta superfície cavitada.
ResponderExcluirAndré Felipe, 3ºA
Com a inspeção visual e tátil, podemos identificar se a cárie está ativa ou inativa
ResponderExcluirA carie de dentina ativa é de textura amolecia e superfície cavitada. Já a carie de dentina inativa é de textura dura de consistência semelhante à couro, aspecto brilhante e também apresenta superfície cavitada.
É aconselhável realizar exames radiográficos para ter uma melhor noção da gravidade da lesão cariosa e se há presença de carie interproximal.
Ítalo Gonçalves-3ºB
Boa noite, Renata ! O vídeo demonstra como devemos diagnosticar uma lesão cariosa, através da inspeção visual e tátil, sendo necessário limpar e isolar a superfície, utilizar uma iluminação adequada e secar a superfície dentária.
ResponderExcluirA cárie de dentina ativa possui uma superfície cavitada de consistência amolecida e coloração amarelada ou castanho claro, já a lesão inativa possui um aspecto brilhante, superfície dura a soldagem e coloração marrom escura ou negra.
Heloisa Ribeiro- 3A
O vídeo mostra que com o diagnóstico dado pelo tato ou visual podemos diferenciar a cárie ativa e inativa, podendo ser cárie de esmalte ou dentina. Para o método tátil e visual deve ter a cavidade bucal seca e limpa , deve ter boa iluminação, com auxílio de algodão e seringa Tríplice, que vai facilitar o diagnóstico. A cárie de dentina ativa pode ser diagnósticada por tato ou visual, ela tem a superfície cavitada de consistência amolecida. Já a inativa tbm é diagnósticada por tato ou visual, apresenta uma superfície com aspecto brilhante tendo uma superfície dura a sondagem ela é de cor marrom ou negra. Adorei o vídeo, tem uma ótima explicação ... Boa noite
ResponderExcluirCrislaine de Paula 3°B
Boa noite professora! Como exposto em aula e visualizado no vídeo, percebemos que cárie de dentina é de fácil diagnóstico, pois apresenta cavidade no elemento. No entanto, há diferenças entre cárie de dentina ativa e inativa, que são percebidas através de preparos do dente para exame clínico, como secagem. A cárie ativa na dentina, apresenta uma superfície amolecida, já a inativa, apresenta surperficie dura e brilhante.
ResponderExcluirMayra Martins, 3 periodo B!
No vídeo podemos notar que a carie de dentina possui fácil diagnóstico , sendo este realizado através de uma inspeção tátil e visual . Para que a inspeção seja feita corretamente e para que o diagnóstico seja estabelecido precisamente a estrutura dental deve estar limpa , seca e receber boa iluminação .
ResponderExcluira carie de dentina se classifica em 2 tipos : ativa e inativa
a carie de dentina ativa se caracteriza por cavitações em sua superfície e consistência amolecida e já a inativa se caracteriza também por cavitações porem , com superfície dura de aspecto brilhante de cor amarronzada ou preta.
Layana 3º B
Bom dia professora!!!
ResponderExcluirComo visto em sala de aula e no vídeo, a cárie pode ser facilmente diagnosticada em um exame clínico. Primeiro devemos fazer a profilaxia(com jato, bochecho, fio dental); isolamento(algodão); devemos ter uma iluminação adequada; fazer uma secagem prolongada(o dente deve estar muito seco); devemos fazer a associação do método tátil e visual, que seria a sondagem(sentir a consistência da lesão), com o uso de sonda exploradora;fundo de sulco limpo;ambiente seco;e a avaliação da textura da lesão.
"Lesão de cárie Aviva" - Se não tem brilho está ativa - superfície opaca, rugosa e porosa; opacidade nas entradas das fissuras;fundo das fissuras castanho claro; dente abaixo do plano de oclusão; presença de outra lesão adjacente.
"Lesão de Cárie Inativa" - Tem brilho e é bem lisa -Área de baixo risco; ausência de opacidade na entrada das fissuras; fundo de fissura escurecido; dentes em oclusão; dente adjacente ausente ou hígido.
Aline Pelegrini Rosa Beltrame 3ºB
Bom Dia Professora!
ResponderExcluirCárie ativa: Aspecto em esmalte: mancha branca, rugosa e opaca. Aspecto em dentina: tecido amolecido de cor marrom clara.
Cárie inativa: Aspecto em esmalte: mancha branca, lisa e brilhante ou pigmentada. Aspecto em dentina: tecido duro e escurecido. E antes de qualquer diagnóstico é importante preparar a superfície do dente.
Wellen Luiza 3°A.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom dia professora!
ResponderExcluirNa cárie ativa a dentina possuirá uma coloração clara e uma consistência amolecida.
A cárie inativa a superfície será brilhante e mais dura, devido a ausência de opacidade, com superfície cavitada.
Antes de serem diagnosticadas, ambas devem ser examinadas com precisão .
Amanda Duarte Carneiro - 3A
Bom dia professora!
ResponderExcluirPara se obter um bom diagnóstico de lesão cariosa é necessário preparar a superfície dentária, fazer o isolamento dentário relativo e manter a cavidade da superfície seca.
Cárie ativa em dentina, superfície cavitada, dentina amoledica, é detectada por lesão visual e exame tativo. Já a cárie inativa em dentina, superfície cavitada, brilhante e dura a sondagem, também é detectada por lesão visual e exame tativo.
Inayara Cunha
3°A
Bom dia professora!
ResponderExcluirPara se obter um bom diagnóstico de lesão cariosa é necessário preparar a superfície dentária, fazer o isolamento dentário relativo e manter a cavidade da superfície seca.
Cárie ativa em dentina, superfície cavitada, dentina amoledica, é detectada por lesão visual e exame tativo. Já a cárie inativa em dentina, superfície cavitada, brilhante e dura a sondagem, também é detectada por lesão visual e exame tativo.
Inayara Cunha
3°A
Bom dia professora !!
ResponderExcluirA Cárie ativa: apresenta-se clinicamente opaca, rugosa, encontrada preferencialmente em locais de maior dificuldade de limpeza, podendo estar associada à gengivite.
Cárie inativa: pode se apresentar pigmentada ou com coloração clara, superfície de esmalte brilhante, lisa ou pigmentada.
Maria Carolina dos Santos Silva 3B
O vídeo explica que o diagnóstico da cárie deve ser feito com um exame tático e visual, também é importante ressaltar que uma boa iluminação e com a superfície do dente extremamente seco ajuda o diagnóstico, em casos mais específicos é recomendado uma radiografia para um bom tratamento.
ResponderExcluirNa cárie ativa temos no esmalte um aspecto com mancha branca, rugosa e opaca, já o aspecto em dentina apresenta-se um tecido amolecido com coloração marrom clara.
Na cárie inativa o aspecto em esmalte é mancha branca, lisa e brilhante ou pigmentada, no aspecto em dentina temos um tecido duro e escurecido.
Júlia Brandão Silva 3º A
Para o correto diagnóstico da cárie , é preciso realizar a limpeza e secagem da cavidade oral .A cárie de dentina ativa tem como característica uma superfície cavitada de textura amolecida e coloração que vaira de amarela a marrom . Já a inativa , pode ser caracterizada como uma superfície cavitada , brilhante dura á sondagem .É importante ressaltar os cuidados que devem ser tomados para um bom diagnóstico ; somente com a limpeza e secagem adequadas torna-se possível o correto diagnóstico e a melhor escolha do tratamento .
ResponderExcluirGABRIELA CARLI - 3º A - Inapós.
Bom dia professora, achei muito bom o video,bem facil de entender!
ResponderExcluirO assunto do video é a lesão de carie, as maneiras de diagnosticar e as lesões ativas e inativas no esmalte e na dentina.Nas lesões ativas, a superfície é cavitada, dentina de consistência amolecida.
Já nas lesões inativas há ausência de opacidade, superfície brilhante e dura.
É necessário preparar a superfície dentária antes do diagnóstico da lesão da cárie,assim como vimos em sala de aula primeiro devemos fazer a profilaxia,fazer uma secagem sentir a consistência da lesão,fundo de sulco limpo,ambiente seco e avaliar a textura da lesão.
Isabela Mota 3A
Ótimo vídeo explica resumidamente toda a matéria estudada em sala onde vimos que podemos identificar se a cárie é ativa ou inativa através da inspeção visual e tátil.
ResponderExcluirA cárie ativa é opaca, rugosa e porosa, apresenta área de alto risco, opacidade na entrada das fissuras, o fundo da fissura é acastanhado claro, tem presença de tecido amolecido cor amarelada ou castanho claro, aspecto úmido e opacidade no esmalte adjacente.
A inativa é lisa, brilhante e polida, apresenta área de baixo risco, ausência de opacidade na entrada das fissuras, o fundo da fissura é escurecido, tem tecido endurecido no fundo da lesão, cor marrom escura ou negra, aspecto seco, ausência de opacidade no esmalte adjacente.
O tratamento é individualizado baseado na avaliação do caso e determinação da atividade da doença.
Ótimo vídeo explica resumidamente toda a matéria estudada em sala onde vimos que podemos identificar se a cárie é ativa ou inativa através da inspeção visual e tátil.
ResponderExcluirA cárie ativa é opaca, rugosa e porosa, apresenta área de alto risco, opacidade na entrada das fissuras, o fundo da fissura é acastanhado claro, tem presença de tecido amolecido cor amarelada ou castanho claro, aspecto úmido e opacidade no esmalte adjacente.
A inativa é lisa, brilhante e polida, apresenta área de baixo risco, ausência de opacidade na entrada das fissuras, o fundo da fissura é escurecido, tem tecido endurecido no fundo da lesão, cor marrom escura ou negra, aspecto seco, ausência de opacidade no esmalte adjacente.
O tratamento é individualizado baseado na avaliação do caso e determinação da atividade da doença.
Bom dia Renatinha! O vídeo demonstra de forma sintetizada um pouco sobre o conteúdo de diagnóstico de cárie que você nos repassou durante as aulas.
ResponderExcluirQuanto as cáries ativas e inativas:
Cárie ativa: tem sua superfície mais opaca, rugosa e porosa. Apresenta uma opacidade nas entradas das fissuras, com coloração castanho claro no fundo das fissuras. O dente fica abaixo do plano de oclusão. Presença de outra leão adjacente.
Cárie Inativa: é uma área de baixo risco. Apresenta ausência de opacidade na entrada das fissuras e um fundo da fissura escurecido. O dente esta em oclusão. O dente adjacente ausente ou hígido.
Obrigado Renatinha!
Wandré Souza Silva
3º Período - Turma A
Bom dia professora Renata. Nesse vídeo temos a diferenciação de cárie ativa e inativa, no esmalte e na dentina.Temos por cárie de esmalte ativa, uma lesão esbranquiçada/amarelada, fosca(após secagem por 5 segundos); já a inativa, apresenta-se esbranquiçada/amarelada, brilhante (após secagem por 5 segundos) e com a superfície lisa. E temos também por cárie de dentina ativa uma lesão que apresenta superfície cavitada e dentina amolecida; e cárie de dentina inativa, uma lesão com superfície cavitada, brilhante e dura a sondagem.
ResponderExcluirGabriele Silva 3ºA
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde professora Renata, o vídeo resumo de forma didática, todo o conteúdo apresentado em sala de aula,sobre as características da cárie de dentina ativa e inativa.
ResponderExcluirA cárie de dentina ativa, apresenta uma textura mais amolecida,sua tonalidade fica entre os tons de amarelo e marrom e seu interior apresenta-se com um grau de umidade.
Já a cárie de dentina inativa, apresenta uma textura mais resistente (dura), sua tonalidade é mais clara, com ausência de opacidade.
Renan Gomes 3º A
Boa noite professora!
ResponderExcluirO vídeo é muito interessante e explicativo, resalta as caracteristicas da cárie de dentina ativa e inativa!
A cárie de dentina ativa se apresenta amolecida, com sua cor voltada para o amarelo, úmida e com opacidade no esmalte . A inativa tem o tecido endurecido no fundo da lesão, sua coloração é escura , tem aspecto seco e não possui opacidade.
Bianca Botazini de Lima - 3°/B
Boa Noite professora!
ResponderExcluirO vídeo descreve e ilustra muito bem a carie de dentina ativa e inativa, que tem por suas características:
Carie de dentina Ativa: pode ser diagnosticada por inspeção visual e exame tátil, apresentando superfície cavitada e dentina amolecida de coloração amarelada, onde a dentina já se encontra morta.
Carie de dentina Inativa: pode ser diagnosticada por inspeção visual e exame tátil, apresentando superfície cavitada e dentina brilhante e dura, tendo uma consistência semelhante a couro de coloração acastanhada, onde a dentina está viva devido ao prolongamento odontoblástico e por fim possuindo sensibilidade.
Jovenielli Silva 3º Periodo B
Boa noite professora Renatinha!!!
ResponderExcluirNo vídeo está tudo muito bem explicadinho, e lá mostra que no seu estágio inicial, a lesão de cárie de dentina apresenta-se de mancha branca e pode estar nas formas ativa/aguda ou inativa/crônica.
A cárie de dentina ativa se apresenta amolecida, com sua cor voltada para o amarelo e marrom, úmida e com opacidade no seu interior.
A inativa tem o tecido endurecido no fundo da lesão, resistente, sua coloração é mais clara enão possui opacidade.
Cristiane Ribeiro
3ºB
Boa noite Renatinha...
ResponderExcluirA cárie de dentina ativa nota-se que é amolecida, com sua cor voltada para o amarelo, úmida e com opacidade no esmalte . A inativa apresenta tecido endurecido, sua coloração é escura , tem aspecto seco e não possui opacidade quando encontrada...
Gabriel Guimarães 3 período Turma A
Boa noite professora, ótimo vídeo breve e didático que resume as diferenças de carie ativa e inativa, como diagnosticar a cárie e preparar a superfície do dente.
ResponderExcluirNa carie ativa, o dente apresenta-se amarelo ou esbranquiçado, fosco após 5 segundos da secagem e com acúmulo de biofilme. Já na cárie inativa, o dente também apresenta-se amarelo ou esbranquiçado, porém com superfície lisa e brilhante após 5 segundos de secagem.
Na carie ativa de dentina, a superfície do dente apresenta-se com cavidades, dentina mole e fácil de quebrar. Na carie inativa de dentina, a superfície também está com cavidades, porém brilhante e dura a soldagem.
Na preparação, vimos que é muito importante o isolamento, uma boa iluminação e a secagem, que definirá se a carie é inativa ou ativa.
Para diagnosticar, temos que observar muito bem a região, (visualização), e também o usar tato, para vermos a textura e consistência com a sonda da OMS, que é a mais recomendada para a situação.
Carolina Gomes 3°B
Boa noite Renatinha,
ResponderExcluirO vídeo é de fácil entendimento. Como já foi dito em sala, para se ter um diagnóstico correto de cárie de esmalte e dentina, é preciso realizar um exame visual e tátil, onde verifica-se a densidade da lesão. Necessita-se de uma iluminação adequada e que a superfície dentária esteja limpa e completamente seca.
A cárie de esmalte ativa possui coloração esbranquiçada ou amarelada, opaca e de superfície rugosa, já a lesão inativa apresenta-se coloração brilhante e de superfície lisa.
A cárie de dentina ativa possui superfície cavitada e dentina amolecida, a inativa tem a superfície cavitada e dentina dura.
Juliana Mara da Silva Leardini, 3° período B.
Boa noite, Renatinha! Os métodos necessários para diagnóstico de cárie, são:inspeção visual e tátil, de acordo com o vídeo.
ResponderExcluirCárie ativa em dentina: superfície cavitada e dentina amolecida, que pode ser clinicamente observada.
Cárie inativa em dentina:superfície cavitada e brilhante e dura à sondagem.
Vale ressaltar que, deve sempre preparar a superfície antes de diagnosticar a lesão e, para ter um exame mais preciso é necessário uma solicitação radiográfica.
Isabela Machado - 3ºA
Boa noite Renatinha;
ResponderExcluirO video mostra como devemos diagnosticar a carie, fazendo um exame visual e tatil, onde precisa de uma iluminação adequada , e que a surperficie do dente esteja seca e limpa.
Na carie ativa: Aspecto em esmalte -mancha branca, rugosa e opaca.? Aspecto em dentina- Tecido amolecido de cor marrom clara.
Na carie inativa: Aspecto em esmalte- Mancha branca, lisa, brilhante ou pigmentada./ Aspecto em dentina- Tecido duro e escurecido.
Boa noite, Renatinha!
ResponderExcluirAs principais características de cáries ativas na dentina são: - Presença de tecido amolecido; - Coloração amarelada ou castanho claro; - Aspecto úmido; - Opacidade no esmalte adjacente.
E as principais características de cáries inativas na dentina são: - Tecido endurecido no fundo da lesão; - Coloração marrom escura ou negra; - Aspecto seco; - Ausência de opacidade no esmalte adjacente.
Daniele Leão - 3ºP A
Boa noite, Renatinha! Como sempre você nos ajudou com um vídeo de fácil entendimento. Como já foi dito em sala, para se ter um diagnóstico correto e preciso de cárie de esmalte ou/e dentina, é preciso realizar um exame visual e tátil, onde se verifica a densidade da lesão. É preciso uma iluminação adequada,além de uma superfície dentária limpa e completamente seca.
ResponderExcluirQuando a lesão já incidiu dentina suas características são importantes para detectar se a cárie ainda está em plena atividade ou não. As principais características para cárie de dentina ATIVA são: Uma superfície cavitada com a dentina amolecida, apresentando coloração amarelada ou marrom claro, úmida e levando à opacidade do esmalte adjacente. Enquanto isso, a lesão INATIVA apresenta características como: A superfície cavitada se apresenta brilhante e dura com o aspecto seco e sem opacidade do esmalte adjacente.
Amanda S. Vidal - 3ºA
Bom dia Renatinha. que descreve que na lesão ativa a cor da camada superficial é de pigmentação clara com consistência macia, friável (quebrável), massa necrótica; normalmente é sensível ao frio, a doces e a ácidos; o progresso é rápido, geralmente expõe a polpa; o tipo de dentina sob a camada superficial é sensível, descalcificada. Já a lesão inativa possui pigmentação escura, consistência dura e até mesmo ebúrnea (marfim), seu progresso é lento, intermitente e a dentina subjacente é assintomática, esclerótica e pigmentada.
ResponderExcluirFrequentemente, a lesão cariosa ativa ao atingir a dentina vem acompanhada de mancha branca ativa nos bordos e rápida progressão. Esta lesão deve receber atenção clínica imediata, de modo que o tecido infectado, mais amolecido, seja removido e a restauração realizada com o objetivo de impedir a progressão da lesão e converter a sua atividade de aguda para lesão menos progressiva (crônica), devendo-se evitar a remoção excessiva do tecido dentinário. Desta forma, o tratamento de uma lesão inativa, consiste no acompanhamento da lesão, ou ainda, na curetagem superficial sem a remoção do tecido escurecido e restauração.
Pâmela Barroso 3°B
Bom dia Renata. Esse vídeo explica bem como se localizar a carie de dentina,Na Cavidade ativa: coloração clara, fundo amolecido e nos bordos apresentando mancha branca ativa.E na Cavidade inativa: coloração escurecida, fundo endurecido à sondagem, margens definidas e sem o halo de mancha branca ativa nos bordos da cavidade.
ResponderExcluirAs características da cárie de dentina ativa e inativa são:
Ativa: apresenta tecido mole, superfície rugosa,coloração amarelada ou castanho claro, aspecto úmido, opacidade no esmalte adjacente.
Inativa:tecido endurecido no fundo da lesão com aspecto da consistência de couro,coloração escura ou negra, aspecto seco, superfície de esmalte lisa, brilhante, ausência de opacidade no esmalte adjacente.
Bom dia Renatinha! Respondendo a sua pergunta, a cárie ativa no esmalte tem aspecto de mancha branca, rugosa ou opaca. Na dentina ela tem caracteristica de tecido amolecido de cor marrom clara. Já na cárie inativa o esmalte tem aspecto de mancha branca, lisa e brilhante ou pigmentada. Na dentina tem característica de tecido duro e escurecido.
ResponderExcluirFernanda Guimarães 3 A
Bom dia Renatinha! Um vídeo interessante que nos mostra de forma bem didática como diagnosticar corretamente uma lesão em dentina ativa ou inativa. Tanto a lesão ativa quanto a lesão inativa em dentina em sao detectadas através de inspeção visual e tátil investigando a textura e a consistência da lesão.
ResponderExcluirA lesão ativa em dentina possui uma superfície cavitada e tem uma resistência amolecida, já a
lesão inativa em dentina também possui uma superfície cavitada, apresenta-se brilhante e de dura sondagem. Lembrando que antes de qualquer diagnóstico é de extrema importância preparar a superfície do dente.
Alana Paduan - 3º período A.
Boa tarde Renatinha,
ResponderExcluirDe acordo com as aulas dadas e o vídeo, respondo a sua pergunta...
Primeiramente os critérios utilizados para a identificação das lesões de cárie inativa e ativa em dentina são os de Miller, que descreve que na lesão ativa a cor da camada superficial é de pigmentação clara com consistência macia, friável (quebrável), massa necrótica; normalmente é sensível ao frio, a doces e a ácidos; o progresso é rápido, geralmente expõe a polpa; o tipo de dentina sob a camada superficial é sensível, descalcificada. Já a lesão inativa possui pigmentação escura, consistência dura, seu progresso é lento, intermitente e a dentina subjacente é assintomática, esclerótica e pigmentada.
Frequentemente, a lesão cariosa ativa ao atingir a dentina vem acompanhada de mancha branca ativa nos bordos e rápida progressão. Esta lesão deve receber atenção clínica imediata, de modo que o tecido infectado, mais amolecido, seja removido e a restauração realizada com o objetivo de impedir a progressão da lesão e converter a sua atividade de aguda para lesão menos progressiva (crônica), devendo-se evitar a remoção excessiva do tecido dentinário. Desta forma, o tratamento de uma lesão inativa, consiste no acompanhamento da lesão, ou ainda, na curetagem superficial sem a remoção do tecido escurecido e restauração. Pode ser utilizado para diagnostico e exame tátil e visual.
Mariana de Oliveira Gonçalves 3 Período A
Boa Tarde Renatinha,
ResponderExcluirO vídeo é muito explicativo. É muito importante identificar a lesão cariosa, principalmente para escolha de um tratamento eficaz.
Para identificar a lesão deve-se usar a inspeção visual e tátil. O exame tátil possibilita investigar a textura e consistência da lesão. A lesão ativa em dentina apresenta superfície cavitada e dentina amolecida . A lesão inativa em dentina apresenta superfície cavitada , brilhante e dura. Para facilitar o diagnostico deve-se preparar a superfície dentária. O diagnóstico depende da observação e treinamento continuo.
Bárbara Pedrosa Gondim 3 Periodo A
Boa Tarde Renatinha!
ResponderExcluirÓtimo vídeo, explica muito bem como diagnosticar a cárie ativa e inativa.
Para uma boa detecção, sempre temos que preparar a superfície dentaria antes do diagnóstico da lesão de cárie, que pode ser por inspeção visual e tátil. Para um melhor diagnostico o exame radiográfico é aconselhável.
A Cárie de dentina ativa, apresenta superfície cavitada amolecida e de coloração amarelada ou marrom clara. Já a Cárie de dentina inativa apresenta uma superfície dura, de aspecto brilhante e de coloração marrom escura.
Bárbara Silva Franco 3°A
Boa Tarde Renata!
ResponderExcluirO vídeo mostra que com a inspeção visual e tátil, podemos identificar se a cárie está ativa ou inativa
A carie de dentina ativa é de textura amolecia e superfície cavitada. Já a carie de dentina inativa é de textura dura de consistência semelhante à couro, aspecto brilhante e também apresenta superfície cavitada.
É aconselhável realizar exames radiográficos para ter uma melhor noção da gravidade da lesão cariosa e se há presença de carie interproximal.
Anna Gabriela 3°B
O metodo eh o visual e tatil, deve ter uma iluminação adequada .
ResponderExcluirLesao ativa: apresenta esbranquiçada, amarelada, fosca, sem brilho apos a secagem associada ao acumulo de biogilme.
Lesao inativa: esbranquiçada, amarelada, brilhante, suuperficie lisa. Rafaela Campos 3b
A lesão ativa em dentina apresenta-se de consistência amolecida em superfície cavitada, opaca e a coloração é amarelada ou acastanhada. Já a lesão inativa em dentina apresenta-se brilhante e de consistência mais firme à sondagem em superfície cavitada de colocação marrom escuro.
ResponderExcluirLarissa Ribeiro 3ºa
A cárie de dentina ativa é detectada por inspeção visual e exame tátil, possui uma superfície cavitada de consistência amolecida. Já a inativa também é detectada pela inspeção visual e exame tátil, apresenta uma superfície cavitada com aspecto brilhante e superfície dura a sondagem. É importante realizar a inspeção visual e tátil, deve-se preparar a boca do paciente deixando-a seca e limpa, com auxilio de roletes de algodão e seringa Tríplice, para facilitar o diagnóstico.
ResponderExcluirMarcelo Almeida da Silva 3ºA
Boa Tarde Renatinha,
ResponderExcluiro vídeo resume o que foi explicado na sala de aula. E importante identificar a carie para fazer um tratamento adequado. Para identificar a lesão cariosa precisa fazer inspeção visual e exame tátil. Precisamos aprender a fazer diagnostico preciso para sabermos identificar lesão cariosa
Guilherme Corsini ALmeida 3A
Boa tarde Renatinha, como explicado no video, na Cavidade ativa: coloração clara, fundo amolecido e nos bordos apresentando mancha branca ativa.E na Cavidade inativa: coloração escurecida, fundo endurecido à sondagem, margens definidas e sem o halo de mancha branca ativa nos bordos da cavidade. É de extrema importância preparar a superfície do dente antes de qualquer diagnóstico.
ResponderExcluirNathiara Pereira 3ºA
Boa tarde Renatinha, como explicado em sala de aula as características da carie ativa e inativa: ocorrem pela descalcificação e sua principal característica é o local sendo normalmente lugares onde ocorre acúmulo de placa como a parte cervical e a interproximal. A descalcificação é dividida em 2 tipos.
ResponderExcluirativa: superfície cavitada e dentina amolecida
inativa: superficie cavitada, brilhante e dura na sondagem.
Verônica 3 Periodo B
Como mencionado em aula e no vídeo, definir os diagnósticos da atividade das lesões de cárie é o que determina qual conduta clínica deve ser tomada. Para identificar a lesão cariosa, é realizado a inspeção tátil e visual. As principais características da lesão ativa em dentina são: superfície cavitada, presença de tecido amolecido, coloração amarelada ou castanho claro, aspecto úmido, etc. E as características principais da lesão inativa em dentina são: tecido endurecido no fundo da lesão com consistência de couro, coloração marrom escura ou negra, aspecto seco, entre outros aspectos.
ResponderExcluirMaria Cecília Junqueira, 3º período B.
Boa tarde Renatinha! Como abordado em suas aulas e no vídeo acima, os métodos para diagnóstico de cárie são inspeção visual e tátil.
ResponderExcluirA cárie de dentina ocorre após a lesão ultrapassar o esmalte, e dessa forma avança mais rapidamente na dentina e passa a causar dor; Apresentando-se de duas formas:
- Cárie de dentina ativa: onde há presença de tecido amolecido, coloração amarelada ou castanho claro, opacidade do esmalte adjacente e aspecto úmido.
- Cárie de dentina inativa: Apresenta colocação marrom escura ou negra, aspecto seco, ausência de opacidade no esmalte adjacente e tecido endurecido no fundo da lesão.
Boa tarde Renatinha! Como abordado em suas aulas e no vídeo acima, os métodos para diagnóstico de cárie são inspeção visual e tátil.
ResponderExcluirA cárie de dentina ocorre após a lesão ultrapassar o esmalte, e dessa forma avança mais rapidamente na dentina e passa a causar dor; Apresentando-se de duas formas:
- Cárie de dentina ativa: onde há presença de tecido amolecido, coloração amarelada ou castanho claro, opacidade do esmalte adjacente e aspecto úmido.
- Cárie de dentina inativa: Apresenta colocação marrom escura ou negra, aspecto seco, ausência de opacidade no esmalte adjacente e tecido endurecido no fundo da lesão.
Isabella Sales 3ºB
Katherin Crispim 3ºA
ResponderExcluirBoa tarde, Renata! É necessário o conhecimento dos tipos da Cárie dos métodos para diagnóstico de cárie. Seus métodos são inspeção visual e tátil. A cárie de dentina ocorre após a lesão ultrapassar o esmalte, e dessa forma avança mais rapidamente na dentina e passa a causar dor.Seus tipos são:Cárie de dentina ativa: onde há presença de tecido amolecido, coloração amarelada ou castanho claro, opacidade do esmalte adjacente e aspecto úmido.Cárie de dentina inativa: Apresenta colocação marrom escura ou negra, aspecto seco, ausência de opacidade no esmalte adjacente e tecido endurecido no fundo da lesão.
É indispensável o conhecimento das características da Cárie e a diferenciação dos dois tipos, para o diagnóstico clínico.
Boa tarde
ResponderExcluirO vídeo explica como diagnosticar lesões cariosas ,preparando a cavidade oral de maneira correta para inspeção visual e tátil.
A lesão ativa em dentina é detectável na inspeção visual e tátil , apresenta uma superfície cavitada e de consistência amolecida.
A lesão inativa é detectada na inspeção visual e tátil , apresenta um aspecto brilhante , escurecido e uma superfície dura.
Sabrina Oliveira 3ºB
Vídeo muito bom, a cárie inativa é caracterizada por uma cárie controlada, que não está ativa em seu metabolismo! Quando a cárie atinge a dentina ela não ocasiona uma inflamação como na polpa (porque na dentina não existem vasos sanguíneos, a não ser que atinja os prolongamentos odontoblastiscos e seus corpos) Quando a cárie assume a dentina ela torna o esmalte friável já que o suporte é a própria dentina. Na dentina os minerais assumem conformação de túbulos, dentro desses túbulos existem os odontoblastos o que torna a polpa e a dentina partes em contato intimo. Na dentina a cárie ativa e a inativa assumem colorações diferentes, a mancha amarela de superfície endurecida caracteriza uma cárie inativa, essa mancha normalmente tem aspecto seco, negro e de couro, já a mancha de carie ativa possui superfície amarela amolecida, apresentando aspecto gelatinoso e cavitoso.
ResponderExcluirMariana Teixeira de Souza Manso Oliveira 3º PERÍODO B
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA cárie dentária é uma doença multifatorial que se desenvolve a partir de um processo dinâmico e lento, sendo produto direto da variação contínua do pH, que por sua vez desencadeia o mecanismo de desmineralização e remineralização da estrutura dentária de forma desiquilibrada.
ResponderExcluirOs critérios utilizados para a identificação das lesões de cárie inativa e ativa em dentina são os de Miller, que descreve que na lesão ativa a cor da camada superficial é de pigmentação clara com consistência macia, friável (quebrável), massa necrótica; normalmente é sensível ao frio, a doces e a ácidos; o progresso é rápido, geralmente expõe a polpa; o tipo de dentina sob a camada superficial é sensível, descalcificada. Já a lesão inativa possui pigmentação escura, consistência dura e até mesmo ebúrnea (marfim), seu progresso é lento, intermitente e a dentina subjacente é assintomática, esclerótica e pigmentada.
Renata Dias do Prado. 3ºB
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde professora Renata, o assunto abordado nas suas aulas e no vídeo acima são as principais características de cáries ativas e inativa na dentina.
ResponderExcluirCárie ativa:
- Presença de tecido amolecido;
- Coloração amarelada ou castanho claro;
- Aspecto úmido;
- Opacidade no esmalte adjacente.
E as principais características de cáries inativas na dentina são: - Tecido endurecido no fundo da lesão;
- Coloração marrom escura ou negra;
- Aspecto seco;
- Ausência de opacidade no esmalte adjacente.
Déborah E. Rezende Gontijo 3º B
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde Renatinha, excelente vídeo o qual nos transmite as características de cárie ativa e inativa em dentina, como dito em aula!
ResponderExcluirQuando apresenta-se uma lesão cariosa é realizado a inspeção tátil e visual como métodos de diagnósticos.
- Cárie ativa (descontrolada), apresenta: Coloração amarelada ou castanho claro, opacidade do esmalte adjacente, presença de tecido amolecido e aspecto úmido.
- Cárie de dentina inativa (controlada), apresenta: Colocação marrom escura ou negra, aspecto seco, ausência de opacidade no esmalte adjacente e tecido endurecido no fundo da lesão.
Dara Jhennifer Santos Lopes
3º PERÍODO B
Lesão de cárie ativa: Tecido amolecido de cor marrom clara.
ResponderExcluirLesão de cárie inativa: Tecido duro e escurecido
Método de diagnóstico: Clínico; Radiológico; Transiluminação; Medição da resistência elétrica; Separação temporária de dentes posteriores; Corantes detectores de cárie; Aparelhos específicos para diagnóstico.
Ótimo vídeo professora, tenha uma boa noite.
Alaine Souza 3°B
Boa noite professora, este vídeo aborda a lesão de cárie em dentina.
ResponderExcluirA lesão ativa apresenta tecido mole, opaca e coloração amarelada ou acastanhada, sendo sensível ao frio, doce e ácido ( tem um progresso rápido).
A lesão inativa apresenta superfície dura, brilhante e tem um progresso lento
Amanda Cristina Marques 3°B
Boa noite Renatinha,o vídeo relata dos assuntos abordados em sala sobre cárie ativa e inativa de dentina.
ResponderExcluir-A cárie ativa (aguda): possui uma coloração amarelada e consistência amolecida,presença de bactérias proteolíticas, não é encontrada em cáries inativas e é morta sem sensibilidade;
-A cárie inativa (crônica):consistência semelhante a couro com coloração acastanhada ,presença de bactérias acidogenicas e é viva e sensível (possui odontoblastos e é sucetível a dor).
Caroline Alvim/3°período B.
ResponderExcluirBoa noite professora , ótimo vídeo .Como vimos em sala de aula é importante ressaltar que a superfície dentária deve estar sempre preparada (realizando a profilaxia ) antes de qualquer diagnóstico de lesão, para um melhor tratamento. É possível detectar a lesão de cárie através de um exame visual e tátil.
Quando está ATIVA: superfície opaca, rugosa e porosa,opacidade nas entradas das fissuras ,coloração castanho claro
dente abaixo do plano de oclusão presença de outra lesão adjacente.
Quando está INATIVA: ausência de opacidade,tem brilho e lisa, fundo da fissura escurecido ,dente em oclusão , dente adjacente ausente ou hígido.
Geovana Bolina dos Santos 3B
Boa noite professora Renata, vídeo bastante explicativo e demostra muito bem o que vimos em sala, como podemos ver, para que tenhamos um bom diagnóstico de carie de dentina usamos dois métodos que são eles: visual e tátil, além disso é importante ressaltar que devemos deixar a superfície do dente limpa e seca para um diagnóstico preciso, a partir daí podemos comprovar se é uma lesão ativa ou inativa. A lesão ativa vai apresentar aspectos esbranquiçadas ou amareladas, fosca e sem brilho após secagem e está associada ao acumulo de biofilme, apresenta também superfície cavitada e de consistência amolecida. Já a lesão inativa apresenta aspectos esbranquiçadas ou amarelada, brilhante e superfície lisa, também apresenta superfície cavitada porem aspecto duro a sondagem. Por isso é importante o preparar a superfície do dente e saber diagnostica a partir dos aspectos que cada lesão apresenta assim terá grande sucesso no tratamento.
ResponderExcluirHugo Fernando Firmo - 3º Período B
Em seu estágio inicial, a lesão de cárie denomina-se de mancha branca e pode apresentar-se nas formas ativa/aguda ou intativa/crônica. Quando em atividade também conhecida como lesão cariosa incipiente, que assume forma branca opaca e rugosa. Neste estágio, a doença possui natureza reversível, sendo fundamental um diagnóstico precoce e preciso. Deste modo, com a melhora da higiene bucal, alteração da dieta e/ou terapêutica com flúor pode se tornar inativa ou crônica caracterizando-se por uma superfície de esmalte brilhante lisa ou polida.
ResponderExcluirOs critérios utilizados para a identificação das lesões de cárie inativa e ativa em dentina são os de Miller (1959), que descreve que na lesão ativa a cor da camada superficial é de pigmentação clara com consistência macia, friável (quebrável), massa necrótica; normalmente é sensível ao frio, a doces e a ácidos; o progresso é rápido, geralmente expõe a polpa; o tipo de dentina sob a camada superficial é sensível, descalcificada. Já a lesão inativa possui pigmentação escura, consistência dura e até mesmo ebúrnea (marfim), seu progresso é lento, intermitente e a dentina subjacente é assintomática, esclerótica e pigmentada.
Giovanna Julia 3° A
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir
ResponderExcluirBoa noite Renatinha, vídeo muito didatico no qual apresnta a forma de detecção correta para carie de dentina ativa/inativa.A carie de dentina ativa tem um aspecto mais mole, e superfície cavitada. Já na carie de dentina inativa, tem se uma superfície cavitada mais dura e brilhante. É valido lembrar qe se deve preparar a superfície do dente antes de qualquer tratamento.
Carolaine de Andrade
O vídeo mostra qual o jeito certo para se diagnosticar uma carie de dentina ativa ou inativa. A carie de dentina ativa é de textura mole e superfície cavitada. Já a carie de dentina inativa é de textura dura, aspecto brilhante e também apresenta superfície cavitada. Ambas devem ser examinadas com precisão antes de serem diagnosticadas. Para ver melhor a profundidade da carie, recomenda-se um exame radiográfico.
ResponderExcluirBruno Zacaroni 3°B
Ótimo vídeo, ele exibe a maneira correta de diagnosticar uma cárie de dentina. Na cárie de dentina ativa: coloração clara, fundo amolecido e nos bordos apresentando mancha branca ativa.Na cárie de dentina inativa: coloração escurecida, fundo endurecido à sondagem, margens definidas e sem o halo de mancha branca ativa nos bordos da cavidade. É de extrema importância preparar a superfície do dente antes de qualquer diagnóstico.
ResponderExcluirStephanie Gonçalves,3°A
A lesão ativa em dentina : é detectável por meio de inspeção visual e do exame tático. Possui a superfície cavitada e dentina amolecida.
ResponderExcluirLesão inativa em dentina : Também é detectável por meio de inspeção visual. Possui a cavidade brilhante e dura á soldagem.
Portanto é sempre bom preparar a superfície dentária antes de diagnosticar a atividade da lesão cariosa, pois, facilita o processo e define o tratamento correto para cada tipo de caso. O processo de diagnostico depende da observação e do treinamento contínuos. Boa noite!!!!
Bárbara Kappel 3ºB
Boa noite Renatinha ,muito didático o vídeo explicando perfeitamente um diagnóstico preciso de cárie de dentina ativo/inativo
ResponderExcluirNo qual Aspecto em dentina ativa: tecido amolecido de cor marrom clara.
Aspecto em dentina inativa : tecido duro e escurecido .
O vídeo É bastante didático e explicativo.Para se ter um diagnóstico preciso são usados dois métodos: visual e tátil.
ResponderExcluirA lesão ativa vai apresentar aspectos: esbranquiçados/amarelados, sem brilho após secagem e está associada ao acumulo de biofilme, apresenta também superfície cavitada e mima superfície amolecida.
A lesão inativa também apresenta aspectos esbranquiçados ou amarelados, mas por outro lado se tem um brilho e uma superfície lisa e também cavitada, porém com consistência dura.
Boa noite Professora Renata, o video e muito
ResponderExcluirDidatico e as principais caracteristicas da carie de dentina ATIVA SAO: o tecido tem aspecto amolecido, a coloraca amarelada e castanha de aspecto umido e o esmalte adjacente e opaco.
Ja na carie de dentina INATIVA as caracteristicas sao: tecido endurecido, coloracao de marrom escura a negra, aspecto seco e ausencia de opacidade no esmalte adjacente.
Ariane Freitas 3°A
Boa noite Professora Renata, o video e muito
ResponderExcluirDidatico e as principais caracteristicas da carie de dentina ATIVA SAO: o tecido tem aspecto amolecido, a coloraca amarelada e castanha de aspecto umido e o esmalte adjacente e opaco.
Ja na carie de dentina INATIVA as caracteristicas sao: tecido endurecido, coloracao de marrom escura a negra, aspecto seco e ausencia de opacidade no esmalte adjacente.
Ariane Freitas 3°A
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa noite professora! A cárie ativa apresenta-se clinicamente opaca, rugosa, encontrada preferencialmente em locais de maior dificuldade de limpeza, podendo estar associada à gengivite.Coloração clara, fundo amolecido e nos bordos apresentando mancha branca ativa.
ResponderExcluirJá a cárie inativa pode se apresentar com superfície de esmalte brilhante, lisa ou polida.
Coloração escurecida, fundo endurecido à sondagem, margens definidas e sem o halo de mancha branca ativa nos bordos da cavidade.
Bruna Geovana Marins 3°B
Para ter uma bom exame clinico antes dos diagnostico tem q prepara o local da lesão para identificas se contem caria avita ou carie de dentina inativa.
ResponderExcluirA carie ativa apresenta coloração amarelada ou castanho claro, presença de tecidos amolecidos com aspecto úmido.
A carie de dentina inativa apresenta coloração marrom escura ou negra, aspecto seco e tecido endurecido no fundo da lesão.
Taynara Aparecida Maximo 3ºB
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOie Renatinha..
ResponderExcluirA cárie dentária é uma doença crônica e infecciosa que provoca a destruição dos tecidos dentários, podendo ser diagnosticada clinicamente em seus estágios iniciais (lesões em esmalte) ou estágios mais tardios (cavitação em dentina e/ou necrose da polpa dentária, órgão onde se localizam terminações nervosas e capilares sanguíneos). Além da detecção da doença, é de extrema importância avaliar a atividade dela: ativa ou inativa. A doença ativa significa que o indivíduo está experimentando um momento ativo da
doença, enquanto as lesões inativas apontam para a ocorrência de um episódio da doença. Vale ressaltar
que, para a realização do diagnóstico das lesões de cárie, é imprescindível que o dente esteja limpo, seco e
bem iluminado.
Larissa de Oliveira - 3 período A
ResponderExcluirBoa noite professora!
A lesão da cárie de dentina ativa apresenta superfície cavitada de consistência amolecida, enquanto a lesão da cárie de dentina inativa apresenta superfície cavitada com aspecto brilhante e duro à sondagem. Por isso é importante preparar a superfície do dente antes de diagnosticar o tipo de lesão da cárie.
Beijos!
Boa noite, professora! O vídeo trata sobre os dois tipos de cárie e qual é o melhor método para diagnosticá-los. Os dois tipos são: a de esmalte e a de dentina, sendo elas ativas ou inativas. A cárie ativa significa que o indivíduo está experimentando um momento ativo da
ResponderExcluirdoença, enquanto as lesões inativas demonstram a ocorrência de um episódio de tal patologia. A cárie é uma doença crônica e infecciosa que atinge os tecidos dentários. Deve ser tratada no intuito de se obter a sua completa eliminação, o que acaba por ajudar na prevenção de novos casos da doença.
Fernanda Teodoro 3º período "A"
Boa noite Renatinha!!
ResponderExcluirA cárie ativa é opaca, rugosa e porosa, apresenta área de alto risco, opacidade na entrada das fissuras, o fundo da fissura é acastanhado claro, tem presença de tecido amolecido cor amarelada ou castanho claro, aspecto úmido e opacidade no esmalte adjacente.
A inativa é lisa, brilhante e polida, apresenta área de baixo risco, ausência de opacidade na entrada das fissuras, o fundo da fissura é escurecido, tem tecido endurecido no fundo da lesão, cor marrom escura ou negra, aspecto seco, ausência de opacidade no esmalte adjacente.
É necessário preparar a superfície dentária antes do diagnóstico da lesão da cárie,assim como vimos em sala de aula primeiro devemos fazer a profilaxia,fazer uma secagem sentir a consistência da lesão,fundo de sulco limpo,ambiente seco e avaliar a textura da lesão.
Joyce Bernardes 3°B
Rodrigo Souza Lara 3 periodo Turma A
ResponderExcluirBoa noite Renatinha ,podemos concluir nesse video que a cárie dentária é uma doença crônica e infecciosa que provoca a destruição dos tecidos dentários e Para obter um diagnóstico preciso são usados dois métodos,Visual e Tatil.
A lesão ativa pode apresentar aspectos esbranquiçados ou amarelados, sem brilho após secagem e está associada ao acumulo de biofilme, apresenta também superfície cavitada e na superfície amolecida.
e na lesão inativa a coloração tem um aspecto mais escurecido, margens definidas e sem marcas de mancha branca ativa nos bordos da cavidade. E vale ressaltar que é importante preparar a superfície do dente antes de qualquer diagnóstico
Boa noite Renatinha. Muito bacana o vídeo, nos relata assunto sobre a doença cárie, maneiras de diagnosticar e ver se é uma lesão ativa ou inativa.
ResponderExcluirAs maneiras utilizavas para o diagnóstico da lesão cárie são os exames visual e tátil.
A lesão ativa vai ter um aspecto amolecido e apresenta uma coloração mais clara ou amarelada.
A lesão inativa vai ter uma coloração marrom escuro, é mais endurecido e brilhante.
Glaziane Martins 3B
Boa noite Professora, o vídeo define de maneira rápida o aspecto em que se apresenta as cáries ativas e inativas quando em esmalte e em dentina.
ResponderExcluirA cárie ativa de dentina apresenta uma superfície cavitária e de dentina amolecida.
A Cárie inativa de dentina apresenta uma cavidade brilhante e dura, perceptível ao realizar a sondagem. Os exames podem ser realizados clínicamente, por meio visual e tátil.
Eduardo Rodrigues Peduto 3° B
Boa noite Professora, o vídeo define de maneira rápida o aspecto em que se apresenta as cáries ativas e inativas quando em esmalte e em dentina.
ResponderExcluirA cárie ativa de dentina apresenta uma superfície cavitária e de dentina amolecida.
A Cárie inativa de dentina apresenta uma cavidade brilhante e dura, perceptível ao realizar a sondagem. Os exames podem ser realizados clínicamente, por meio visual e tátil.
Eduardo Rodrigues Peduto 3° B
Bom dia!
ResponderExcluirVídeo bem didático e explicativo. Diferencia corretamente os tipos de lesões de carie em dentina e ajuda a diagnosticá-las através do método tático e visual.
A lesão ativa em dentina apresenta-se de consistência amolecida em superfície cavitada, opaca e a coloração é amarelada ou acastanhada. Já a lesão inativa em dentina apresenta-se brilhante e de consistência firme à sondagem em superfície cavitada de colocação marrom escuro.
É importante salientar que a superfície dentária deve estar sempre preparada antes de qualquer diagnóstico de lesão, visando na facilidade do tratamento correto em cada caso.
Ana Caroline Gabina 3ºA
Cárie ativa: Aspecto em esmalte: mancha branca, rugosa e opaca. Aspecto em dentina: tecido amolecido de cor marrom clara.
ResponderExcluirCárie inativa: Aspecto em esmalte: mancha branca, lisa e brilhante ou pigmentada. Aspecto em dentina: tecido duro e escurecido. E antes de qualquer diagnóstico é importante preparar a superfície do dente.
Fernando Dias 3A
Cárie ativa: Aspecto em esmalte: mancha branca, rugosa e opaca. Aspecto em dentina: tecido amolecido de cor marrom clara.
ResponderExcluirCárie inativa: Aspecto em esmalte: mancha branca, lisa e brilhante ou pigmentada. Aspecto em dentina: tecido duro e escurecido. E antes de qualquer diagnóstico é importante preparar a superfície do dente.
Fernando Dias 3A
A carie de dentina ativa tem um aspecto mais amolecido, e superfície cavitada. Já na carie de dentina inativa, podemos observar uma superfície mais dura e brilhante.
ResponderExcluirA carie de dentina ativa tem um aspecto mais amolecido, e superfície cavitada. Já na carie de dentina inativa, podemos observar uma superfície mais dura e brilhante.
ResponderExcluirDidático o vídeo explicando perfeitamente um diagnóstico preciso de cárie de dentina ativo/inativo - Cárie de dentina ativa: onde há presença de tecido amolecido, coloração amarelada ou castanho claro, opacidade do esmalte adjacente e aspecto úmido.
ResponderExcluir- Cárie de dentina inativa: Apresenta colocação marrom escura ou negra, aspecto seco, ausência de opacidade no esmalte adjacente e tecido endurecido no fundo da lesão.